Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Cartão de confirmação do Enem 2012 será distribuído a partir de 10 de outubro

Envio será feito pelo correio; candidato poderá acessar documento online

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 3 out 2012, 15h02

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão começar a ser distribuídos a partir de 10 de outubro, próxima quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Até o fim do mês do outubro está previsto que todos os 5,7 milhões de candidatos confirmados no exame recebam seus cartões pelos Correios.

Além de conter o número de sua inscrição, data, hora e local onde farão as provas, o documento também terá a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação, quando for o caso. O cartão de confirmação poderá também ser impresso no site do Enem do exame a partir do dia 10.

– Mais de 5,7 milhões de candidatos confirmam inscrição no Enem 2012

– MEC lança manual de redação para candidatos do Enem 2012

– Faça o download do calendário do Enem para não perder nenhuma data!

Novo método de correção

A partir de 2012 a redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores.

Continua após a publicidade

Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.

Provas

As provas serão realizadas em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação. No primeiro dia, o exame terá duranção de 4h30, com início às 13h e termino às 17h30. No segundo dia, serão 5h30 de provas, com início às 13h e término às 18h30. O Enem será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada.

Área do Conhecimento Componentes Curriculares
Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e suas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas Tecnologias Matemática

Resultado

O gabarito estará disponível a partir do dia 7 de novembro. O resultado final será divulgado pelo MEC em 28 de dezembro.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade