O cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já está liberado e pode ser consultado pela Página do Participante, no site do exame ou aplicativo de celular.
O documento informa o local de prova do candidato; o número de inscrição; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados; e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados durante a inscrição e aprovados após análise dos laudos.
Para ter acesso ao cartão, o aluno deve informar seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. O participante que esqueceu a senha pode recuperá-la seguindo as orientações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Não é necessário apresentar o cartão nos dias das provas, apenas levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente.
Declaração de Comparecimento
Antes de consultar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. Quem precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante, sendo uma declaração para cada domingo de aplicação.
Somente após confirmar ter lido o aviso, o estudante conseguirá visualizar o seu cartão de confirmação.
Provas
Segundo o Inep, a expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas, que serão aplicadas em 1.725 municípios brasileiros.
O Enem, que completa 20 anos em 2018, acontecerá em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. O gabarito oficial sai em 14 de novembro.
A distribuição das provas não mudou: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; já no segundo domingo, dia 11, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração, 30 minutos a mais do que no ano passado.
O resultado individual será publicado em janeiro de 2019.
Horário de Verão
Na última semana, o governo federal voltou atrás de sua decisão e não vai mais adiar o Horário de Verão por causa do Enem. Portanto, as mudanças no relógio vão acontecer no primeiro dia de provas.
Às 0h do dia 4 de novembro os relógios terão de ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Como o horário adotado pela organização do Enem é o de Brasília, os portões dos locais do exame serão fechados nos seguintes horários locais:
- 10h – Acre
- 11h – Amazonas, Rondônia e Roraima
- 12h – estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
- 13h – estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal