Começa nesta segunda (20) prazo para pedir o uso de nome social no Enem
A medida é voltada a candidatas e candidatos transexuais que querem ser identificados pelo nome social no dia do exame
A partir de hoje (20) candidatos transexuais que desejam ser identificados pelo nome social na aplicação do Enem 2019 poderão solicitar o tratamento por meio da página do participante. Depois de acessar o site, o candidato deve resolver o desafio e inserir o CPF e senha para logar em sua conta. No canto esquerdo da tela, está a opção “Tratamento pelo Nome Social”. Depois de confirmar que entendeu as condições, o candidato deve informar seu nome social.
Para solicitar o atendimento, é necessário que o candidato anexe uma fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, além de uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto aceitos pelo Enem. O prazo para os pedidos vai até a próxima sexta-feira (24/5) e o resultado estará disponível na página do participante a partir do dia 31/5.
Caso o candidato ou candidata tenha sua solicitação negada, pode-se entrar com um recurso entre os dias 3 e 7/6. O resultado do recurso estará disponível a partir do dia 10/6.
Enem 2019
Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.
No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.