Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Confira respostas para as principais dúvidas sobre a nota do Enem 2014

Entenda como funciona o cálculo da média para o Sisu e ProUni e veja o mínimo necessário para obter o certificado do Ensino Médio

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 12 jan 2015, 14h42

Muitas dúvidas surgiram após a divulgação do resultado Enem 2014, principalmente a respeito de seu uso para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Selecionamos as perguntas que mais se repetiram em nossas redes sociais e fomos atrás de fontes oficiais (sites do governo e editais) para respondê-las. Confira a seguir:

Observação: Essas são apenas as perguntas mais frequentes. No fim dessa página você encontra todas as fontes oficiais em que nos baseamos para responder às questões e que também poderão ajudar vocês a responder suas dúvidas. Há ainda a possibilidade de falar com a central do MEC pelo telefone: 0800 61 61 61. Boa sorte!

Qual a nota mínima para passar no curso que eu quero no Sisu?

Depende. São vários os fatores que irão interferir na nota mínima para passar. Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. No geral, cursos mais concorridos, como Medicina, Engenharia e Direito, têm notas maiores.

– Consulte lista de instituições que participam do Sisu 1º/2015

A nota de corte será gerada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição (20 de janeiro, terça-feira). Segundo o edital do Sisu, no caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será feito seguindo a ordem de critérios abaixo:

I – nota obtida na redação;
II – nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
III – nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
IV – nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V – nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Não consegui ver a minha nota do Enem, o que faço?

Tente acessar a nota pelo site oficial (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/) . Caso ele não abra, aperte a tecla F5. Se mesmo assim não der, tente em outro horário. O site pode estar congestionado devido ao grande número de acessos (é só lembrar que, como você, outras seis milhões de pessoas também estão querendo ver a nota. 😉 ). 

Se você perdeu a senha e já tentou recuperá-la pelo site, tanto por e-mail como por sms, e mesmo assim não conseguiu, entre em contato com o MEC pelo número 0800 61 61 61.

Como é feita a média das notas do Enem?

No caso do Sisu: Segundo o site do programa, essa média é feita pelo próprio sistema, pois as instituições cadastradas podem usar critérios diferentes. Então não adianta, por exemplo, somar todas e dividir por cinco, ou somar as quatro provas objetivas, dividir por quatro e depois somar essa média com a nota da redação e dividir por dois, como foi dito por algumas pessoas.

Ao colocar o número de inscrição do Enem no site, o Sisu fará a média automaticamente, já sabendo dos critérios usados pela universidade que você se inscreveu. É com base nessa média gerada pelo sistema que são feitas as notas de corte, divulgadas diariamente.

No caso do ProUni: Já para o ProUni, a história é diferente. De acordo com o site oficial do programa, a nota mínima estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

Esta média é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco.

Para participar do processo seletivo do Prouni a nota na redação do Enem tem que ser maior que zero.

Continua após a publicidade

Qual é a nota mínima para conseguir o certificado de Ensino Médio?

Os candidatos que completaram mais de 18 anos até a data de realização da primeira prova do Enem, poderão solicitar o certificado caso tenham obtido no mínimo 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e no mínimo 500 (quinhentos) pontos na redação.

A emissão do documento certificador não é feita pelo Inep. Ela fica a critério da Unidade Certificadora, que estabelecerá resoluções específicas para aceitação do pedido. Confira a lista das unidades que aderiram ao Enem, no edital do exame.

Neste guia, preparado pelo MEC, é possível tirar todas as dúvidas sobre como tirar o certificado do Ensino Médio pelo nota do Enem.

Confira os calendários do Sisu e do ProUni:

Lista de sites e documentos oficiais que poderão tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem:

– Edital do Sisu 1º/2015 (Diário Oficial da União)

– Site do Sisu com respostas às perguntas mais frequentes

– Tutorial de como se inscrever no Sisu passo a passo

– Site do ProUni com respostas às perguntas mais frequentes

– Edital do Enem 2014

– Guia de Certificação feito pelo MEC

– Site do Inep com respostas às mais frequentes sobre o Enem

 LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem 

Continua após a publicidade
Publicidade