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Enem: Respostas para as principais dúvidas das inscrições 2017

Entenda como funcionam as inscrições do maior vestibular do país

Por da redação
Atualizado em 19 Maio 2017, 12h03 - Publicado em 8 Maio 2017, 15h19
(GE/Guia do Estudante)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 serão abertas na próxima segunda-feira (8). A equipe do GUIA DO ESTUDANTE selecionou as principais dúvidas sobre essa etapa do exame e foi atrás das respostas, por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições serão encerradas no dia 19 de maio. O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro de 2017, em todas as unidades da Federação. A prova será feita em dois domingos consecutivos e será constituída de uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha cobrando conteúdos vistos no ensino médio.

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Quem pode pedir isenção da taxa do Enem?

Estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 – que isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep.

A isenção da taxa para quem concluiu o ensino médio em escola pública é feita automaticamente ou preciso comprovar algo mais?

Não precisa fazer mais nada, é automático. Durante o cadastro é pedido que seja informado o ano de conclusão e se você estuda em escola pública. Se você vai se formar em 2017 e está na rede pública, o sistema não chega nem a gerar o boleto bancário.

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Quem se formou em escola pública em anos anteriores também consegue a isenção da taxa?

Não, a isenção é válida somente para estudantes de escola pública que estiverem concluindo o ensino médio em 2017. No entanto, o participante pode pleitear isenção de taxa se for pertencente a família de baixa renda.

Tive direito à isenção em 2015, mas não pude comparecer à prova. Posso pedir novamente o benefício?

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2016 e não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção para este exame, devem justificar a ausência. A partir do Enem 2017, no entanto, a regra mudou: o estudante que compareça ao próximo exame só poderá utilizar o benefício no ano seguinte caso comprove a ausência por meio de documento oficial ou atestado médico.

Quando vou fazer minha inscrição para o Enem e digito o código ou o nome de minha escola, aparece “escola não encontrada”. O que devo fazer?

A informação sobre o nome da escola é solicitada quando o candidato informa que é “concluinte” e estuda em escola pública. Nesse caso, para pedir a isenção de taxa do exame, é solicitado o código da escola, que deve estar cadastrada no Censo Escolar do Ministério da Educação. Quem fornece esse código é a própria escola e basta que o aluno solicite à secretaria da instituição de ensino. Se mesmo após colocar o código ou o nome da escola você não conseguir localizá-la, confirme o número com a instituição ou tente digitar o nome sem acentos e tente novamente. Se o problema persistir, entre em contato com atendimento do MEC no telefone 0800-616161.

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Curso o 1º ano ou o 2º ano do Ensino Médio. Posso fazer o Enem?

Sim.

Quem ainda não tem CPF pode se inscrever no Enem? Dá para colocar o do pai ou da mãe na inscrição?

O documento deve ser o da própria pessoa. Não serão aceitos documentos de terceiros. Se você ainda não tem CPF, faça o pedido do documento nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

É obrigatório ter o RG na hora de se inscrever para o Enem?

Sim. Sem o número do RG não é possível realizar a inscrição.

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Depois que é feita a inscrição é enviado algum e-mail de confirmação?

Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento – no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível somente neste endereço eletrônico, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.

O MEC envia algum cartão de confirmação pelos Correios?

Não. A confirmação da inscrição é somente através do site do Enem, na página do participante. Cabe ao inscrito verificar sua situação e o local de prova, quando for divulgado.

Esqueci de gravar o número da inscrição. E agora, o que faço?

No site do Enem, clique em “página do participante” e digite seu CPF e senha. Você será direcionado para uma página com os seus dados – incluindo, logo no início, o número de inscrição.

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Ainda posso concluir o ensino médio através do Enem?

Não. De acordo com as novas regras publicadas este ano, o Enem deixa de servir para certificar o ensino médio, função que volta a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O edital deste exame ainda não foi publicado – veja mais informações aqui.

Se eu errar algum dado posso fazer outra inscrição?

Não. Poderão ser editados após a inscrição apenas dados como data de nascimento, opção de prova de língua estrangeira e endereço. Dados como CPF não poderão ser alterados. Por isso é importante checar todas as informações antes de prosseguir com a inscrição. Para fazer alterações, entre com seus dados no site do Enem e clique em “Alterar dados”.

Como faço para saber se minha renda foi comprovada?

Por meio do sistema de acompanhamento da inscrição do exame.

Errei ao marcar “EJA” (Educação de Jovens e Adultos) em vez de “Ensino Regular” na inscrição. Isso me afeta em algo?

Não afeta em nada o candidato. Pode ir fazer a prova tranquilo.

Como faço para solicitar o uso do nome social na prova?

Travestis e transexuais que desejam ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente entre 8 e 19 de maio. O governo disponibilizará, posteriormente, uma página para preencher a solicitação do uso do nome social.

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