No último final de semana, 6 e 7 de novembro, cerca de 3,3 milhões de candidatos realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O exame apresentou alguns problemas, como inversão do gabarito e erro de impressão, e está suspenso segundo determinação da justiça do Ceará. Apesar de tudo isso, a prova apresentou uma grande melhora em relação ao ano passado. – MEC espera que juíza revogue suspensão do Enem
Para o coordenador geral do cursinho Anglo, de São Paulo, o professor Nicolau Marmo, de uma maneira geral a prova foi boa. "Fazendo uma avaliação dos dois dias, a prova foi boa. Houve progresso em relação ao ano passado", diz o coordenador.
Segundo o professor, apesar da boa avaliação, o Enem ainda tem o que melhorar. "Pensando que o exame é uma prova de vestibular, e que uma prova dessa precisa abordar os temas que o estudante viu no ensino médio, o Enem cumpriu parte dessa missão, porque as provas de ciências da natureza e linguagens e códigos deixaram de abordar temas importantes", comenta.– Baixe todas as provas do Enem e confira o gabarito
Novidades
Neste ano, pela primeira vez, o Enem apresentou questões de línguas estrangeiras. O estudante teve que responder cinco questões ou de inglês ou de espanhol, a escolha foi feita na inscrição para o exame.
Para a professora de inglês do cursinho Anglo Patrícia Senne dos Santos, a prova de inglês estava muito bem feita. "As questões estavam bem sofisticadas. Os vocabulários não eram difíceis, mas exigia uma capacidade de interpretação de texto", diz.
– Entenda a TRI, método usado para calcular a nota final
A professora também considerou que o número de questões foi de bom tamanho. "Nós esperávamos que a prova tivesse entre cinco e oito questões. A prova da Fuvest, por exemplo tem apenas cinco alternativas de inglês, o que é suficiente para avaliar o aluno", comenta Patrícia.
Enunciados menores
"Considero que o ministro da Educação, Fernando Haddad, cumpriu em parte a promessa de diminuir os enunciados das questões. A prova de ciências humanas, por exemplo está de parabéns, as questões estavam com um bom tamanho, mas a de ciências da natureza continuou com perguntas enormes, deixando a prova apertada até para os alunos mais bem preparados", diz Nicolau Marmo.
Diferentemente da prova de ciências da natureza, o exame de matemática apresentou perguntas menores e bem feitas. "Além de enunciados mais concisos, a prova de matemática foi bem elaborada, com questões bastante abrangentes e bem contextualizadas, que apresentavam interdisciplinaridade", explicou Roberto Jamal, professor de matemática do cursinho Anglo.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem