Enem 2012: Candidatos aprovam tema de redação no segundo dia
Na prova, pai conta que fez Enem para apoiar filho que busca vaga na faculdade
Neste segundo dia de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobrou questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, além de uma redação. Na saída do exame, candidatos elogiaram a escolha do tema de redação, “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. “Estudamos muito este assunto na escola este ano”, comemora Caroline Morari, de 17 anos.
– Confira a correção do primeiro dia do Enem 2012
– Enem 2012:Candidato não ajusta relógio para o horário de verão e perde a prova em São Paulo
– Redação do Enem 2012 fala sobre a imigração para o Brasil no século XXI
A estudante busca uma vaga no curso de Tecnologia da Informação e tentará usar o Enem para conseguir entrar em uma universidade pública. Sua amiga, Letícia Reis, que também estuda na mesma escola e fez o Enem para conseguir uma vaga de Psicologia, ficou animada quando viu logo de cara uma questão sobre a escritora J.K Rowling, autora da saga Harry Potter. “Achei muito legal ter caído sobre a autora na prova de língua estrangeira, deixou a prova mais interessante!”, admite Letícia.
Com tirinhas da Mafalda, Hagar e Laerte, a candidata também elogiou o uso de histórias em quadrinhos na prova. “Acho bom quando tem tirinha, porque já tem muita coisa para ler, isso faz com que você interaja mais com a prova”, admite. No entanto, há estudantes que discordam. Uma delas é Amanda Ferreiro, de 18 anos. “Não gosto, porque as alternativas nesse tipo de questão são muito parecidas para nos confundir. Com quadrinhos temos que ler várias vezes para entender o real sentido e estamos sob tensão na prova, é difícil manter o foco”, explica.
Para apoiar o filho
Jailton Chaves Santos, de 47 anos, fez a prova do Enem 2012 para apoiar o filho, que quer cursar Relações Internacionais em uma universidade pública. “Estou aqui por ele, mas também fiz para testar meus conhecimentos”. Ele conta que seu sonho é cursar Administração e vê no Enem uma chance de entrar em um curso superior. “Já trabalho na área, mas não tenho faculdade”, revela.
Prova difícil
“Achei a prova muito difícil”, conta Gleice Duarte, estudante de uma escola pública na Zona Norte de São Paulo, que conseguiu responder a questões de português e “apenas o básico” em matemática. Na redação, porém, Gleice se garantiu. “Gostei do tema de redação. Falei sobre o contexto histórico do Brasil e a questão da migração na sociedade”, conta. “Estou em dúvida entre Administração e Direito, mas desse jeito é difícil conseguir bolsa”, diz Gleice, que fará o Enem novamente ano que vem caso não consiga entrar em uma faculdade pública este ano.
LEIA MAIS