Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem 2012: MEC elimina 37 candidatos que postaram fotos do Enem 2012 nas redes sociais

Exame Nacional do Ensino Médio começou neste sábado (03/11)

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 3 nov 2012, 14h41

O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde deste sábado (03/11), que eliminou 37 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 que postaram fotos da prova nas redes sociais. Não foram divulgados os locais onde ocorreram as infrações. De acordo com a assessoria do ministério, os estudantes foram retirados das salas de exame.

Cartão de resposta do Enem publicado na rede social Instagram

Nas redes sociais, como o Instagram, é possível identificar posts de estudantes que divulgaram fotos dentro dos locais de prova e da prova em si, como questões e cartão de resposta. Os estudantes identificados foram retirados do exame e não poderão mais fazer o Enem 2012.

De acordo com o edital do Enem, o candidato não pode usar o celular durante a prova. O aconselhável é que o estudante deixe o aparelho em casa, mas caso esteja com o celular em mãos, ele deverá ser guardado no envelope entregue ao candidato antes de começar o exame. O uso do celular dentro da sala, e até mesmo dentro do prédio do exame, é passível de desclassificação do candidato.


Cartão de resposta do Enem publicado na rede social Instagram

Exame transcorre sem problemas
Pouco depois do início da prova, às 13h30, a assessoria do MEC, em sua página no Twitter, publicou que o exame havia começado e que transcorria sem problemas.

Continua após a publicidade

Entretanto, pela manhã, uma informação falsa circulava pela rede social informando que o Enem havia sido cancelado. O boato logo foi desmentido, pelo próprio MEC, ao publicar que a Polícia Federal estava monitorando o Twitter e já tinha identificado a origem da hashtag que passava a informação.

O Enem acontece neste sábado (03/11) e domingo (4/11). Neste primeiro dia de provas, os estudantes responderão 90 questões de Ciências da natureza e Ciências Humanas. Amanhã, será a vez da prova de Linguagens e Códigos, Matemática e a redação.

De acordo com o MEC, o Gabarito do Enem será publicado entre terça e quarta-feira da próxima semana. A partir das 18h30 deste sábado, o GUIA DO ESTUDANTE fará a correção do primeiro dia de provas do Enem.

*Com informações de O Globo

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Enem

Continua após a publicidade
Publicidade