O estudante Jean Henrique, que chegou poucos segundos após o fechamento dos portões. Fotos: Ana Prado
Neste domingo (4), segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos perderam a prova por questão de poucos minutos – em um dos casos, apenas alguns segundos – na Universidade Paulista (Unip) da rua Apeninos, região central de São Paulo.
Jean Henrique, de 18 anos, queria usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade de Engenharia Mecânica. “Vim de carro, mas havia muito trânsito na Liberdade”, conta ele, que havia saído de casa às 11h50 e chegou ao local correndo, poucos segundos após o fechamento dos portões, às 13h. O atraso foi tão pequeno que as pessoas ao redor fizeram torcida para tentar convencer a organização a deixá-lo entrar, gritando "Deixa! Deixa!" – porém, sem sucesso. Jean comentou que havia achado o primeiro dia de provas tranquilo: “Não estava difícil, caiu muita coisa do terceiro ano”.
Guilherme Rodrigues Brito, de 20 anos, chegou poucos minutos depois. Ele estava fazendo o Enem peça primeira vez com o objetivo de conseguir financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas se atrapalhou porque não havia ajustado seu relógio de acordo com o horário de verão: “Acordei às 12h15 achando que ainda eram 11h15”, conta. “Vi o outro menino correndo [o Jean Henrique, no caso] e tentei fazer o mesmo, mas eu fumo e não tenho tanto fôlego”.
Guilherme, falando com amigo que também perdeu a prova
Guilherme veio de Artur Alvim (zona leste) e pegou ônibus e metrô para chegar. Enquanto conversava com a reportagem, recebeu a ligação de outro amigo que havia tido o mesmo problema e combinou de encontrá-lo. Mas, sem se conformar com a situação, voltou 15 minutos depois para tentar conversar com o segurança do local de prova antes de desistir de vez.
O exame deste domingo aborda questões de Linguagens e Códigos, Matemática e a redação. Os candidatos têm 5h30 para resolver a prova toda.
LEIA TAMBÉM:
– Redação do Enem 2012 fala sobre a imigração para o Brasil no século XXI
– Correção do Enem 2012 – provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas