Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem 2013 tem 7,1 milhões de inscrições confirmadas

Cerca de dois milhões de estudantes pagaram a taxa de inscrição

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 7 jun 2013, 19h25

guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira (7), que 7.173.574 de estudantes confirmaram as inscrições no Enem 2013. O número supera o total de confirmações de 2012, mais de 5,7 milhões.

Do total de confirmados, cerca de dois milhões pagaram a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Foram dispensados do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisou pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os estados do país. O Amapá foi o estado com o maior crescimento, 63% a mais do que em 2012. Em seguida, vêm Tocantins, com 45%, e Ceará, com 44%. A região com maior número de inscritos, no entanto, é o Sudeste, com 36%, seguido do Nordeste, com 33%.

A nota do Enem é porta de entrada para diversas universidades que utilizam o Sisu como sistema de seleção. Apesar disso, a maioria dos inscritos não garantirá uma vaga no ensino superior por esse meio, uma vez que, segundo o MEC, o número de vagas nas universidades é 1,1 milhão.

A nota do exame também serve para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras e serve também para o estudante receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

As provas do Enem serão aplicadas em outubro, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília).

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Enem

Continua após a publicidade
Publicidade