Enem 2015: Inep vai monitorar redes sociais durante a prova
Medida visa evitar fraudes no exame
Faltando apenas uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, umas das preocupações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela aplicação da prova – é com a segurança do exame.

E uma das questões que estão na mira do Inep são as redes sociais. Todos os anos, estudantes tentam burlar as regras ao fazer postagens nas redes durante a prova, o que é expressamente proibido, uma vez que o uso de aparelhos eletrônicos durante no exame não é aceito pelo edital e pode acarretar na eliminação do candidato.
Por tanto, para que não haja nenhuma fraude do tipo, o Inep vai monitorar as redes sociais. "A gente exerce uma série de tratamentos de dados para monitorar a situação. Desde um tratamento nos locais de aplicação com alguns instrumentos que nós chamamos de detectores de metais, ao centro de monitoramento e controle e uma sala de situação, durante a semana e nos dias de aplicação d aprova. A partir desses instrumentos a gente vai abordar aqueles que eventualmente estão cometendo um procedimento que possa colocar em risco a operação", explica o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Meneses da Silva.
Ainda, segundo o diretor do Inep, os procedimentos de segurança do Enem estão sendo aprimorados a cada ano. "O Inep vem se estruturando com uma logística bastante arrojada, que passa desde a contratação específica para a elaboração de itens, como também para o processo de impressão das provas e a aplicação da prova e processamento de dados", afirma.
Uma novidade dessas medidas de segurança, por exemplo, é o intervalo de 30 minutos após o fechamento dos portões, às 13 horas no horário de Brasília, para que todos estejam em sala e sejam feitas as verificações de documentos e a passagem por detectores de metal. Desta forma, este ano, pela primeira vea, o exame começará a ser aplicado somente às 13h30, com todos os estudantes presentes e acomodados, é que o malote com as provas deve ser aberto.
Provas
A aplicação do Enem 2015 será nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia (24), os participantes farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia (25), será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
A aplicação das provas começará às 13h30, considerado, sempre, o horário oficial de Brasília. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Os estudantes que moram em locais da federação que não estão de acordo com a hora de Brasília, devem ficar atentos aos horários do Enem. Quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.
Cartão de confirmação
Este ano, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet — nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios. Os candidatos poderão consultar o local da prova e as demais informações do cartão, na página do participante, no site do Enem.
Leia mais
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Saiba como acompanhar o gabarito extraoficial da 2ª fase da Unesp 2026
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Qual é o feminino de jacaré?





