Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2020: Inep divulga gabarito e anula duas questões

Os resultados finais saem no dia 29 de março

Por Juliana Morales Atualizado em 27 jan 2021, 21h05 - Publicado em 27 jan 2021, 17h30

O Inep divulgou o gabarito oficial do Enem 2020, nesta quarta-feira (27). Para conferir as respostas dos dois dias de exame, o candidato deve acessar o site do Instituto ou o aplicativo do Enem.

Confira o gabarito oficial do Enem 2020

Duas questões das provas do segundo dia foram anuladas: uma de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e uma questão de Matemática e Suas Tecnologias.

As questões anuladas são:

  • Prova amarela: questão 114 em ciências da natureza e 141 em matemática
  • Prova azul: questão 135 em ciências da natureza e 157 em matemática
  • Prova Cinza: questão 129 em ciências da natureza e 156 em matemática
  • Prova Rosa: questão 94 em ciências da natureza e 143 em matemática
Enem questão 114
Questão de ciências da natureza anulada abordava a alteração cromossômica no café arábica Inep/Divulgação

O Anglo Resolve comentou a questão.

“O processo de formação da espécie C. arabica envolveu um processo de duplicação cromossômica, o qual acarretou uma poliploidia em algum momento durante a formação da nova espécie. Observação: devemos lamentar que a explicação colocada na alternativa não seja muito precisa e não remeta de modo claro para o mecanismo que é aceito pela ciência sobre a origem da espécie C. arabica. Os candidatos marcariam a alternativa A apenas por exclusão das demais alternativas”.

Enem questão 114 de matemática
Nesta questão de matemática, a pergunta abordava as probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto e foi invalidada Inep/Reprodução

O Anglo Resolve explicou que a questão, da forma como foi apresentada, “exige conteúdo de probabilidade que não faz parte do programa do Ensino Médio”

A anulação  não compromete o processo de mensuração da nota dos candidatos porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Continua após a publicidade

Ou seja, no Enem, as questões têm pesos diferentes na nota final, dependendo da proporção de acertos dos alunos em geral e da consistência de cada aluno nas respostas (para eliminar as chances de chute).

Funciona assim: se você acerta as questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, sua nota não é tão boa quanto a de alguém que acerta as mais fáceis e algumas das difíceis. Saiba aqui como é calculada a nota do Enem.

Reaplicação e resultados

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Inep reaplicará o Enem para candidatos que enfrentaram algum problema logístico – como aqueles que foram impedidos de realizar a prova na semana passada por causa da lotação das salas. Os candidatos que estiverem com alguma doença infectocontagiosa durante as datas originais das provas também podem pedir a reaplicação.

De acordo com o Inep, neste mesmo dia os amazonenses inscritos no Enem 2020 poderão fazer a prova. O estado conseguiu autorização na Justiça para não realizar o exame em janeiro em função da alta de casos de Covid-19 e do estado de calamidade pública no sistema de saúde.

Os resultados do Enem 2020 saem no dia 29 de março.

Enem Digital

O Enem Digital acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Quase 100 mil candidatos devem fazer a prova-piloto em todo o país. É a primeira vez que avaliação será aplicada em formato digital.

Em entrevista ao GUIA, Alexandre Lopes, presidente do Inep, explicou que a meta do Ministério da Educação (MEC) é tornar o Enem 100% digital até 2026. Isso permitirá a realização de mais avaliações ao longo de um ano e em um número maior de municípios.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros. 

Continua após a publicidade
Publicidade