Nesta quinta-feira (28) termina o período para realizar o pagamento da taxa de inscrição. O valor esse ano é R$ 85 e pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, agência dos correios, internet banking ou aplicativos de bancos.
A inscrição só será confirmada se o pagamento for feito até este prazo. Caso tenha que reimprimir o boleto, você vai precisar gerar novamente a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) na Página do Participante. Quem solicitou a isenção e foi contemplado já está confirmado no exame.
Segundo o Inep, o processamento do pagamento da taxa pode demorar de 3 a 5 dias úteis para acontecer. Esse é o tempo que as instituições bancárias precisam para comunicar o pagamento ao instituto. A orientação é para que todos os candidato confiram a situação da inscrição, e se persistir não confirmada (mesmo depois de pagar a taxa), após o prazo de 5 dias úteis, entrar em contato com o 0800 616161.
Problemas no pagamento
Na última sexta-feira (22), candidatos do Enem relataram em suas redes sociais problemas na confirmação do problema. Muitos deles afirmaram que haviam pago a taxa há mais de uma semana, mas ainda não tinham recebido o aviso de confirmação.
Em resposta ao G1 sobre o problema, o Inep explicou que “os boletos que foram pagos estão em processamento no sistema” e que “os participantes receberão a confirmação até o dia 28 de maio”.
Outra falha relatada pelos candidatos foi que o boleto de pagamento não estava sendo gerado, mesmo dias após a inscrição. Após reclamações, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o problema foi causado pela sobrecarga no sistema e que já tinha sido resolvido. Ele orientou que os estudantes entrassem novamente na página do participante, porque o problema “já estava solucionado”. Mesmo depois da afirmação do ministro, muitos candidatos continuaram se queixando nas redes sociais.
Prova
Após o projeto de adiamento ser aprovado no Senado e depois de muitas manifestações nas redes sociais contra a manutenção do exame em novembro, o Inep anunciou no dia 20 de maio que o Enem 2020 será adiado por 30 ou 60 dias , mas a data ainda não está definida.
Na última semana de junho acontecerá a enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, na Página do Participante, para saber a opinião sobre o adiamento e qual seria a melhor opção de datas para os estudantes.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.