Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2021: MEC abre solicitação de tratamento pelo nome social

Solicitação é dedicada a candidatos que desejem ser tratados em consonância com sua identidade de gênero

Por Luccas Diaz 19 jul 2021, 17h10

O período de solicitação de tratamento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 se inicia nesta segunda-feira (19). De acordo com o edital do exame, o pedido é destinado ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero). O candidato interessado deverá fazer a solicitação pela Página do Participante até às 23h59 de sexta-feira (23). 

Para realizar o pedido, o participante deve anexar na página documentos de comprovação da condição que o motiva (em formato PDF, PNG ou JPG com tamanho máximo de até 2MB). Segundo o edital:

a) foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

b) cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais: Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Passaporte; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

O resultado da solicitação poderá ser consultado na Página do Participante a partir do dia 30 de julho. Em caso de algum documento anexado ser reprovado no processo de comprovação, o participante poderá solicitar recurso, entre os dias 2 e 6 de agosto e inserir nova documentação para análise. O resultado do recurso sai no dia 11 de agosto. Caso a documentação enviada não esteja em conformidade, o participante será identificado no exame pelo nome civil.

Calendário do Enem 2021

Inscrições: 30 de junho a 14 de julho

Solicitação do atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho

Pagamento da taxa de inscrição: 19 de julho

Continua após a publicidade

Resultado do pedido do atendimento especializado: 23 de julho

Recurso do atendimento especializado: 26 a 30 de julho

Resultado do recurso: 4 de agosto

Solicitação do tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho

Resultado do pedido de tratamento pelo nome social: 30 de julho

Recurso do tratamento pelo nome social: 2 a 6 de agosto

Resultado do recurso: 11 de agosto

Aplicação do exame: 21 e 28 de novembro

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade