Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2022: resultado de recurso do pedido de isenção já está disponível

Candidatos contemplados ainda precisam se inscrever no exame entre os dias 10 e 21de maio

Por Redação 6 Maio 2022, 16h32

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, nesta sexta-feira (6), o resultado do recurso de candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa do Enem 2022 negado. Para acessar o parecer do instituto, basta realizar o login na Página do Participante. Os candidatos contemplados com a isenção ainda devem se inscrever no Enem entre os dias 10 e 21 de maio.

De acordo com o Inep, 1.949.448 pessoas solicitaram a isenção da taxa nesta edição.

Quem tem direito

Puderam solicitar a isenção da taxa do exame candidatos que se encaixavam em algum dos seguintes requisitos:

  • Estudantes que estão cursando a última série do ensino médio, em 2022, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Pagamento por PIX ou cartão de crédito

Os candidatos que não tiveram direito à isenção da taxa de inscrição deverão pagar R$ 85 para realizar o Enem 2022. A partir deste ano, o pagamento poderá ser feito por duas novas modalidades além do boleto: PIX ou cartão de crédito. A novidade foi anunciada pelo Inep nesta quinta-feira (5).

Cronograma Enem 2022

Inscrições: 10 a 21 de maio

Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio

Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

Aplicação das provas: 13 e 20 de novembro

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Continua após a publicidade

Publicidade