Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem: estão abertas as inscrições para corretor da redação

Confira quem pode ser avaliador do Enem 2021 e como funciona o processo seletivo

Por Juliana Morales Atualizado em 14 set 2021, 00h22 - Publicado em 13 set 2021, 12h01

A partir desta segunda-feira (13), profissionais interessados em serem avaliadores de redação do Enem podem se inscrever no processo seletivo. As inscrições vão até o dia 17 de setembro no site gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), membro do consórcio aplicador responsável por operacionalizar as correções dos textos do exame.

A quantidade de avaliadores selecionados dependerá do número final de participantes inscritos no Enem 2021 publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A seguir, o GUIA responde às principais questões sobre o processo seletivo.

Quem pode ser corretor do Enem?

Podem se inscrever no processo seletivo profissionais com graduação em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. É necessário possuir computador pessoal com navegadores Google Chrome ou Firefox – obrigatoriamente em versão mais atualizada para evitar incompatibilidades técnicas.

Ter acesso à internet de alta velocidade (no mínimo 3 a 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload) é outro pré-requisito. Além disso, os corretores precisam ter um smartphone com sistema iOS ou Android. O aparelho terá função na segurança do processo, fornecendo um token de acesso ao sistema de correção.

+ Confissões de uma corretora de redações do Enem

E quem NÃO pode ser corretor?

Para ser corretor, o profissional não pode estar inscrito no Enem 2021 (impresso ou digital) nem ter cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau como participante da prova, ainda que na condição de treineiros. Estão de fora do processo seletivo também candidatos que tenham apresentado qualquer conduta repreensível e/ou desempenho ruim como colaborador em edições anteriores do Enem.

Como funciona o processo seletivo?

Segundo o regulamento oficial, a seleção de Avaliadores de Redações terá as seguintes etapas:

1) Cumprimento dos requisitos da inscrição, de caráter eliminatório;

2) Curso de Capacitação a Distância para Seleção de Avaliador de Redações, de caráter obrigatório e eliminatório, que selecionará os Avaliadores com melhor desempenho e será realizado em plataforma de ensino a distância;

3) Período de confirmação de participação, em caso de convocação, de caráter obrigatório e eliminatório;

4) Capacitação Online Síncrona de Avaliadores, de caráter obrigatório e eliminatório, que acontecerá em plataforma online;

Continua após a publicidade

5) Pré-teste, de caráter obrigatório e eliminatório, realizado a distância, em sistema de correção online.

A participação em qualquer etapa da capacitação e da seleção, bem como no processo efetivo de Avaliação de Redações, é de caráter estritamente sigiloso. A função de corretor não pode constar no Lattes ou em outros tipos de currículos e publicações.

Confira o passo a passo para se inscrever no regulamento do processo seletivo

Calendário 2021

Inscrições para o processo seletivo: 13 a 17 de setembro

Curso de capacitação à distância: 4 a 25 de outubro

Divulgação dos resultados: 3 de novembro

Capacitação online síncrona: 18 e 19 de dezembro

Pré-teste: 20 e 21 de dezembro

Correção efetiva: a partir de 22 de dezembro

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade