Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem: Mais de 50% dos inscritos consultou local da segunda prova

Segunda aplicação do Enem acontece neste fim de semana, 3 e 4 de dezembro

Por Agência Brasil Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 29 nov 2016, 16h51

Cerca de 53% dos 277.624 candidatos que farão a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já consultaram o novo local de prova. O segundo exame acontece neste fim de semana (3 e 4 de dezembro).

O cartão traz informações como número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). A apresentação do cartão nos dias de prova não é obrigatória.

A segunda aplicação ocorre algumas semanas após a primeira, realizada para cerca de 8,4 milhões de candidatos nos dias 8 e 9 de novembro.

  • Segunda aplicação

    Devido às ocupações registradas em escolas, universidades e institutos federais pelo país, o Ministério da Educação (MEC) optou por adiar o exame para os estudantes que fariam prova nos locais ocupados. São mais de 400 locais de prova remanejados. Segundo a pasta, os novos locais têm o padrão necessário para a aplicação das provas e não correm risco de ocupação até a realização do exame.

    Continua após a publicidade

    Outros 4.103 estudantes terão a oportunidade de fazer a segunda aplicação por causa de outras contingências, a maioria em função da interrupção do fornecimento de energia no local de prova.

    A ocupação de escolas ocorre em diversos estados, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio.

    O exame

    As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

    O esquema da segunda aplicação da prova será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

    No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

    Continua após a publicidade
    Publicidade