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Entenda o que o Enem espera de você, a partir de 5 questões resolvidas

O exame se baseia numa Matriz de Referência com orientações do que será pedido na prova. Veja como os chamados “eixos cognitivos” foram cobrados em 2023

Por Paulo Zocchi
10 Maio 2024, 15h00
Enem
 (Luccas Diaz/GE/Divulgação)
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Quando você senta na carteira para responder as 180 questões do Enem e elaborar uma redação, seu desafio é enfrentar uma prova que cobra, além do conteúdo escolar, saberes específicos que estão descritos na Matriz de Referência do Enem. Essa matriz serve para orientar os educadores sobre quais competências espera-se do aluno no decorrer de sua vida escolar, até o final do Ensino Médio. Por isso, norteia a formulação das questões no exame.

Cada prova do Enem tem como base de conteúdo os Parâmetros Curriculares, que estabelecem o programa das disciplinas do Ensino Médio. A Matriz de Referência, por sua vez, relaciona os conhecimentos de cada disciplina com exigências de base da educação, como compreensão e interpretação de texto, desenvolvimento de raciocínio e capacidade de estabelecer conexões entre os conteúdos e diferentes situações ligadas à vida cotidiana.

Matriz, competências e habilidades

A Matriz de Referência do Enem divide-se em cinco grandes áreas, chamadas de Eixos Cognitivos. Nessa matéria, vamos explicar cada um desses eixos e apresentar uma questão do Enem 2023 como exemplo.

Mas, antes, vamos detalhar um pouco mais a explicação geral sobre a prova. Sob o guarda-chuva dos 5 grandes eixos, estão as 4 áreas do conhecimento nas quais se divide o Enem:

  • Linguagens e Códigos;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas.

Cada uma delas, possui um conjunto de competências, no total geral de 30, como, por exemplo: “Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos” (competência 6 de Ciências Humanas).

Ligadas às competências, estão 120 habilidades, como essa: “Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas” (habilidade 29 de Ciências Humanas). Se você quiser conhecer o conjunto da Matriz de Referência do Enem, com suas 30 competências e 120 habilidades, pode consultar neste documento, disponibilizado pelo Inep.

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Cada questão do Enem está ligada a um dos 5 eixos cognitivos. Veja em seguida quais são eles e como isso apareceu no Enem 2023. Para aproveitar melhor o material de estudo, sugerimos que você tente responder as questões por conta própria antes de ler a análise e a resposta.

1. Dominar linguagens

O primeiro eixo exige do aluno dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Aqui, a palavra “linguagem” é usada  em sentido amplo, não se restringindo apenas à escrita. Inclui também a compreensão de números, diagramas, gráficos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges etc. Quer dizer, não basta simplesmente juntar as palavras ou símbolos: é preciso compreender a mensagem que expressam. A capacidade de leitura e compreensão é a principal característica do Enem.

Veja como esse eixo aparece numa questão.

QUESTÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ENEM 2023

Questão Enem 2023

ANÁLISE E RESPOSTA

Achar a resposta correta para essa questão exige sobretudo entender que os gráficos de linha são uma outra forma de escrever as informações descritas no texto. Isso significa que, para responder a questão, o candidato deve primeiro entender perfeitamente o que está descrito em palavras, para em seguida fazer uma comparação com a evolução das linhas dos gráficos, até achar a opção certa.

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Vejamos o que diz o texto: que o fabricante recomenda medir a pressão com os pneus frios; que o motorista usou o carro e os pneus ficaram quentes; que ele mediu a pressão nesta situação; e que, após um período de resfriamento, os pneus chegaram à temperatura ideal.

O estudante tem de saber também que, quando a temperatura cai, a pressão também diminui (pois o volume dos gases aumenta quanto maior é a temperatura, e, dentro de um pneu fechado, como o volume não aumenta, cresce a pressão quando o ambiente esquenta). Esse é um conhecimento básico do Ensino Médio e que não está descrito na questão – ou seja, o candidato deveria saber por si mesmo.

Com base nisso, podemos analisar os diferentes gráficos propostos: a alternativa A mostra que, durante o tempo de resfriamento (que vai de To a T), a pressão não muda, até cair subitamente no momento T. Está errada, pois a redução da pressão teria de ser gradativa. A opção B mostra a pressão inalterada à medida em que a temperatura cai. Está errada, bem como as alternativas C e D, que mostram a pressão subindo enquanto o pneu resfria.

A opção correta é a E, que mostra que, à medida em que a temperatura do pneu diminui, a pressão também cai, gradativamente.

2. Compreender fenômenos

Este eixo avalia a capacidade do estudante de “construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas”. Em outras palavras, espera-se que o aluno utilize o seu conhecimento das diferentes áreas do estudo de forma combinada para entender o desenvolvimento dos processos e acontecimentos do mundo que o cerca. Veja um exemplo.

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QUESTÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS ENEM 2023

Questão Enem 2023

ANÁLISE E RESPOSTA

Esta questão é construída para medir a capacidade do aluno de entender um fenômeno social: o conflito na Palestina. O Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) tornou-se a potência colonial da região após o final da Primeira Guerra Mundial (1918), controlando-a até 1948 (após a Segunda Guerra Mundial).

No início do século 20, a Palestina era um território de população árabe, como boa parte do Oriente Médio, com uma população judia bem minoritária. O movimento sionista, criado no final do século 19, defendia a criação de um país de população judaica. Por meio da Declaração Balfour, os britânicos expressam seu apoio à constituição de um Estado judaico na Palestina. Israel seria criado três décadas depois, gerando um conjunto de conflitos na região que se estendem até hoje.

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Com base nisso, podemos analisar a questão: afastamos de pronto a alternativa B, pois o objetivo, ao apoiar a constituição de um Estado judeu, não poderia ser “negociar o apoio muçulmano”, já que os árabes, majoritariamente muçulmanos, são quem se opõem à criação de um Estado judeu. Também não seria a letra D, pois, para “estimular a cooperação regional”, o caminho seria outro. Deve-se descartar a letra E, pois os britânicos e franceses, na região, estimularam diversos “governos autocráticos”, como os da Arábia Saudita, da Jordânia e da Síria.

Quanto à letra A, não há relação direta entre o apoio a um Estado judeu e “promover o bem-estar social” – ou seja, não seria possível dizer que o governo falhou em garantir o bem-estar social se este não era o objetivo desde o início.

A alternativa correta é a C: o apoio à criação de um estado judaico não conseguiu mediar os conflitos territoriais existentes na região, como mostra o atual conflito na Faixa de Gaza.

+ Por que israelenses e palestinos vivem em conflito?

3. Enfrentar situações-problema

O terceiro eixo do Enem espera que você possa “selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema”. Veja como isso ocorre na prática.

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QUESTÃO DE MATEMÁTICA ENEM 2023

Questão Enem 2023
(Enem 2023/Reprodução)

 

ANÁLISE E RESPOSTA

Esta questão  exige do candidato que resolva um problema, mobilizando seus conhecimentos anteriores e raciocinando com base nas informações fornecidas. Ao apresentar o “triângulo mágico”, a questão apresenta quatro instruções:

  1. dentro de cada círculo, haverá um número de 1 a 6;
  2. os números não podem ser repetidos;
  3. em cada lado do triângulo, a soma dos três números deve ser igual;
  4. os números nos três vértices devem estar em progressão aritmética de 2.

Observando-se as alternativas, percebe-se que o problema tem apenas uma ou duas soluções possíveis. Para escolher as alternativas, neste caso, é essencial resolver o problema antes.

A última instrução orienta a abordagem. Como deve saber um estudante de Ensino Médio, uma progressão aritmética é uma sequência de números em que, a cada item, soma-se um número constante (a “razão”) para se obter o próximo. Numa sequência com razão de 2, soma-se 2 a cada número. Considerando-se que os números do nosso triângulo são de 1 a 6 (sem repetição), só há duas sequências possíveis: 1, 3 e 5; e 2, 4 e 6.

Se a gente coloca nos vértices os números 1, 3 e 5, a única forma de que as somas sejam iguais é colocar o maior dos outros números (o 6) entre o 1 e o 3 (os dois menores da sequência), tendo 10 como resultado. Entre o 3 e o 5 fica o menor dos outros, ou seja, o 2, sendo que a soma dá 10. Sobra o lado 1, 4 e 5, que também dá 10. Esse é o primeiro resultado. Se a gente embaralha os números do meio, os resultados de cada lado serão diferentes.

Em seguida, deve-se tentar com a sequência 2, 4 e 6. Usando o mesmo método, fazemos um lado com 2, 5 e 4, tendo como resultado 11. Obteremos o mesmo resultado com os lados 4, 1 e 6; e 6, 3 e 2.

Temos, então, dois resultados possíveis, um com os lados somando 10, e outro com os lados somando 11.

A correta é a alternativa E.

+ Como perder o medo dos números, cálculos e equações matemáticas

4. Construir argumentação

Este eixo exige que o estudante seja capaz de relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. Assumir um ponto de vista e defendê-lo com argumentos são habilidades esperadas não só para a redação, como também para algumas questões objetivas. Veja como isso aparece no exame.

QUESTÃO DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENEM 2023

Questão do Enem 2023
(Enem 2023/Reprodução)

ANÁLISE E RESPOSTA

Com a apresentação de uma “carta aberta”, esta questão visa apurar a capacidade do candidato de compreender uma argumentação. Note que o texto desenvolve uma sequência de argumentos, de modo a expor o tema sob diferentes ângulos, com o objetivo final de convencer o leitor de sua posição sobre o tema. Da mesma forma que, numa redação, o estudante é chamado a construir sua argumentação, nesta questão ele é chamado a apontar o objetivo do autor – prestando atenção em todos os argumentos formulados . A habilidade é a mesma, mas aplicada de outra forma.

Tendo lido a carta aberta, o candidato pode então julgar as alternativas apresentadas. Podemos afastar a alternativa A, pois a carta não aborda diretamente os cuidados que o idoso deve ter com a sua própria saúde. A opção B pode confundir os candidatos, mas está errada, pois, mesmo que a carta aberta possa pressionar governantes, uma leitura atenta mostra que a carta é dirigida à população brasileira, e começa com “Prezados cidadãos e cidadãs”. A letra C também pode confundir, mas com atenção deve ser descartada, pois o texto sequer informa exatamente qual é o trabalho da SBGG. A opção D está errada, pois a carta não se refere a “retrocessos” na legislação.

A alternativa E é a correta: a carta é dirigida à população para alertá-la sobre a qualidade dos serviços de saúde para idosos.

+ Etarismo, ageísmo, velhofobia: o que é o preconceito baseado na idade?

5. Elaborar propostas

O último eixo diz respeito a recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Orientação de base muito importante na redação, esse eixo também aparece em questões objetivas, como a que está a seguir.

QUESTÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS ENEM 2023

Questão Enem 2023
(Enem 2023/Reprodução)

ANÁLISE E RESPOSTA

Este eixo cognitivo exige que o estudante acione seus recursos, como a capacidade de leitura de mapas, para extrair informações necessárias para apreender a realidade (“entender fenômenos”), e, finalmente, elaborar propostas para enfrentar a realidade adversa demonstrada.

O que mostram os mapas? Observando-se os mapas de cima e os de baixo, ordenados na mesma sequência, percebe-se que, segundo a simulação, à medida em que as temperaturas aumentam, também aumenta (e muito) a ocorrência de chuvas, sobretudo nas regiões equatoriais e perto dos polos. É a chamada “desordem climática”.

Portanto, quando se pergunta “qual medida é capaz de minimizar as mudanças apresentadas”, está se perguntando qual medida é capaz de combater a elevação das temperaturas, ou seja, o aquecimento global mencionado nominalmente acima dos mapas. Analisando-se então as respostas, podemos descartar de pronto as opções A e B, pois o transporte marítimo e o fluxo migratório não têm potencial de minimizar o quadro de aquecimento global (o fluxo migratório, no máximo, seria um efeito das mudanças climáticas, já que muitos se deslocam em função de desastres ambientais).

Descartamos também a alternativa C, pois a atividade vulcânica, que pode causar aquecimento na atmosfera, é uma variável da natureza fora do controle humano, e seu monitoramento não minimiza o quadro apresentado. Por fim, a alternativa E está errada, pois as usinas termoelétricas, em boa parte, são ativadas pela queima de combustíveis fósseis – como derivados de petróleo, carvão mineral e madeira –, que reforçam o aquecimento atmosférico.

A resposta certa é a D, pois o principal fator do aquecimento global resultante da ação humana são as emissões de carbono, derivadas majoritariamente da queima de combustíveis fósseis. Sua emissão, portanto, deve ser controlada.

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