Clique e assine GE Play por R$16,90

#erronosisu: candidatos relatam suposto problema em notas de corte

Segundo estudantes, o sistema tem considerado alguns candidatos aptos nas duas opções de cursos pretendidos, elevando as notas de corte

Por Juliana Morales - 24 jan 2020, 16h46

Mais confusão no Sisu 2020/1. A hashtag #erronosisu entrou nos assuntos mais comentados do Twitter na tarde desta sexta-feira (24). Candidatos que concorrem a vagas do Sistema de Seleção Unificada relataram nas redes sociais suposto problema na definição das notas de corte dos cursos. Depoimentos alegam que o sistema tem considerado alguns candidatos aptos nas duas opções de cursos pretendidos, elevando as notas de corte.

Como funciona a nota de corte no Sisu

A nota de corte é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Todo dia elas mudam, de acordo com a nota dos candidatos que já se inscreveram até aquele momento. Ela é calculada a partir do número de vagas ofertadas do curso. Ou seja, se o candidato quer um curso que esteja oferecendo 10 vagas, a nota de corte será sempre a nota do décimo classificado.

Diariamente, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso e deixa disponível na página do programa na internetPara acessar os números, basta entrar no site e clicar na aba ‘vagas’. No campo de busca, digite a cidade, instituição ou curso desejados e faça a escolha. Clique no curso desejado e verifique a nota de corte localizada na descrição de cada modalidade.

O problema

Segundo os candidatos, pessoas com notas altas estão sendo aprovadas nas duas escolhas e as notas de corte, que são calculadas com base nas pessoas que se candidatam, estão mais elevadas do que o normal. O Ministério da Educação ainda não se posicionou sobre as reclamações.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Após os problemas na correção do Enem, o prazo para inscrição foi estendido até as 23h59 de domingo (26).

Continua após a publicidade
Publicidade