Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Faculdades que usam a nota do Enem, sem ser o Sisu

Instituições públicas e privadas aproveitam a pontuação do exame para seleção própria, ampliando as chances de ingresso na universidade

Por Redação
8 dez 2025, 10h00 • Atualizado em 8 dez 2025, 10h53
Estudante olhando para a tela do computador
 (FG Trade/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Se você acha que a sua nota do Enem só serve para garantir uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pode respirar mais tranquilo: ela vai muito além disso. Diversas faculdades brasileiras, de federais a particulares, e até universidades internacionais utilizam a pontuação do exame em processos seletivos independentes. É uma forma de aumentar as possibilidades de ingresso sem precisar enfrentar vestibulares tradicionais.

    Essas instituições costumam abrir editais próprios ao longo do ano, permitindo ao candidato usar a nota já obtida no Enem para disputar uma vaga sem fazer outra prova. Em alguns casos, o desempenho no exame pode até substituir integralmente o vestibular, trazendo mais praticidade, economia e menos ansiedade para os estudantes.

    Conheça, abaixo, algumas destas instituições.

    + Quando abre o Sisu 2026? 

    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, foi uma das primeiras a instituir um programa que usa as notas do Enem, desvinculado do Sisu. Desde 2019, o Enem-Unicamp reserva uma quantidade de vagas para candidatos que desejam ingressar com o exame – neste ano, são 425 e as inscrições já estão abertas. 

    5 Livros para ler antes de entrar na faculdade

    Continua após a publicidade

    Universidade de São Paulo (USP)

    Em 2022, a USP (Universidade de São Paulo) anunciou a saída do Sisu e o lançamento do “Enem-USP”. Com o novo projeto, os candidatos são convocados pela Fuvest a partir das notas do exame. A mudança, segundo a USP, visava uma maior independência do sistema e do calendário do Sisu.

    Universidade de Brasília (UnB)

    A Universidade de Brasília (UnB) também optou por esse caminho e já não adere mais ao Sisu desde 2020. O Enem UnB, que segue uma lógica semelhante ao sistema da USP, usa as notas que o candidato tirou no Enem para ingresso em cursos presenciais da UnB. Para entrar no processo seletivo, basta comprovar a conclusão do Ensino Médio e pegar a pontuação das edições do Enem indicadas no edital.

    Outras universidades públicas

    A Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) também seguem na mesma linha em seus respectivos processos.

    Universidades privadas no Brasil

    Se você tem instituições privadas de Ensino Superior no seu radar, saiba que algumas também usam a nota do Enem no processo seletivo de forma integral – ou até oferecem descontos nas mensalidades e bolsas considerando o desempenho do candidato no exame. Como as regras, critérios e seleções variam de universidade para universidade, vale conferir o edital de cada uma.

    Continua após a publicidade

    É o caso de instituições como Anhanguera, Anhembi Morumbi e Estácio.

    + Almoço por 70 centavos, 228 kg de arroz e outras curiosidades sobre os bandejões universitários

    Dá para estudar fora com a nota do Enem?

    Para quem sonha em estudar fora, o Enem é um baita aliado. Isso porque algumas universidades em outros países aceitam, sim, a nota do exame como parte do processo de admissão.

    Para se ter uma ideia, em Portugal, pelo menos 35 instituições entram nesse grupo. Por causa de um acordo entre os dois governos, o país europeu é o que mais aceita o Enem como vestibular, além do Brasil.

    + Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League

    Continua após a publicidade

    Nos Estados Unidos, a Universidade de Nova York e a Universidade Drexel também exploram a nota dos candidatos no processo seletivo, assim como instituições no Reino Unido e Canadá. 

    Assim como mencionamos anteriormente, como cada instituição define os próprios regulamentos, como documentos exigidos, datas e possíveis processos complementares. Vale verificar caso a caso!

    Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

    Compartilhe essa matéria via:

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade
    Faculdades que usam a nota do Enem, sem ser o Sisu
    Enem
    Faculdades que usam a nota do Enem, sem ser o Sisu
    Instituições públicas e privadas aproveitam a pontuação do exame para seleção própria, ampliando as chances de ingresso na universidade

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês