Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Hora do Enem: Primeiro simulado nacional ocorre neste sábado (30)

São cerca de 2,2 milhões de estudantes cadastrados na plataforma

Por Mariana Tokarnia, da Agência Brasil Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 29 abr 2016, 15h13

O primeiro simulado nacional do programa Hora do Enem, do Ministério da Educação (MEC), será aplicado, neste sábado (30), para cerca de 2,2 milhões de estudantes. O teste terá 80 questões, com a mesma metodologia do Enem. As inscrições podem ser feitas até o início da prova, através da plataforma Geekie Games.

>> Inscreva-se no simulado Hora do Enem

O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado online de 0h até 20h, possibilitando a participação dos estudantes sabatistas.

Para este primeiro teste, serão oferecidas 120 mil pontos de internet em todo o país para os estudantes que não têm acesso à internet em casa. São locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O simulado online, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o início do exame está previsto para as 8h até as 12h (horário de Brasília).

Continua após a publicidade

CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DOS SIMULADOS
As provas serão liberadas apenas durante os seus respectivos dias. Universidades e Institutos federais, instituições privadas e escolas estaduais de ensino médio vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.

1º Simulado: 30 de abril
20 questões por área do conhecimento (80 no total)
2º Simulado: 25 de junho
20 questões por área do conhecimento (80 no total)
3º Simulado: 13 de agosto
45 questões por área do conhecimento (180 no total)
4º Simulado: 8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

Plano de estudos

Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende cursar.

A partir de segunda-feira (2), o MEC vai disponiblizar a plataforma chamada Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade