PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Inep analisa definição dos locais de prova do Enem após reclamações

Candidatos afirmam ter sido alocados a mais de 30km de distância de seus endereços, distância máxima prevista pelo Inep. Prova acontece em menos de 15 dias

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 26 out 2023, 09h56 - Publicado em 26 out 2023, 09h21
Estudante fazem a prova da Unesp
 (NurPhoto/Getty Images)
Continua após publicidade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou, na noite de quarta-feira (25), que está analisando a definição dos locais de prova para o Enem 2023 após queixas dos candidatos. Nas redes sociais, diversos estudantes relatam terem sido alocados para fazer a prova em regiões muito distantes, a mais de 30 km de seus endereços – distância máxima estipulada pelo Inep. O primeiro dia de aplicação do Enem está marcado para 5 de novembro.

O GUIA DO ESTUDANTE conversou com candidatos que seriam prejudicados pela distância do local de aplicação. Aionara Oliveira Silva vive em Inhoaíba, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e faria as provas do Enem em Taquara. A distância é pouco maior que o limite de 30km estabelecidos pelo MEC. Segundo ela, há pelo menos cinco escolas mais próximas de sua casa que também aplicam o exame.

A candidata Talita Bersan Nunes também vive no estado do Rio de Janeiro e ainda não sabe como chegará ao seu local de prova nos dias do Enem. Isso porque a cidade onde mora, Barcelos (RJ), não aplica o exame, e por isso ela e os colegas de sua escola escolheram, durante a inscrição, fazer as provas na cidade vizinha. Os amigos de Talita caíram em escolas mais próximas da divisa com seu município, e serão levados até lá por um ônibus escolar gratuito. Já ela foi alocada para uma escola no outro extremo da cidade vizinha.

Outros casos foram noticiados desde a última terça-feira (24), quando foram divulgados os locais de prova. A mãe de uma candidata falou à TV Globo que sua filha, que vive na Tijuca, deve fazer a prova em Santo Antônio de Pádua, a mais de 200 km de casa. “Liguei para o Ministério da Educação, também abriam o protocolo, só que a prova é daqui a 15 dias. E eu não tenho condição alguma de ir a Santo Antônio de Pádua levá-la para fazer a prova”, relatou.

Segundo o Inep, a definição dos locais de prova foi feita pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), instituição que ganhou o processo licitatório para aplicar o Enem em 2023. O instituto afirmou que “adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade

Inep analisa definição dos locais de prova do Enem após reclamações
Enem
Inep analisa definição dos locais de prova do Enem após reclamações
Candidatos afirmam ter sido alocados a mais de 30km de distância de seus endereços, distância máxima prevista pelo Inep. Prova acontece em menos de 15 dias

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.