Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Inep fará oficina para ampliar banco de questões do Enem

Medida, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (24), prevê um empenho maior na criação de novos itens do banco

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 27 fev 2012, 16h16

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou na última sexta-feira (24), no Diário Oficial, a proposta de realização de oficinas de elaboração e revisão de questões para o Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia do Inep é poder ampliar com mais agilidade e segurança o número de questões do banco, afim de, no futuro, fazer duas edições do exame.

– MEC cancela edição de abril do Enem

– MEC admite erro ao corrigir 129 redações do Enem 2011

A portaria é um complemento do edital publicado em 2011 que credencia universidades federais a participarem do processo de elaboração de questões para exames do MEC. Além do Enem, o BNI tem questões que podem ser usadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na provinha Brasil, no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), entre outros.

Continua após a publicidade

Só participarão das oficinas os professores das universidades federais que já são credenciados pelo banco de colaboradores do BNI. De acordo com a medida, os professores poderão ser convocados a qualquer momento, caso o Inep identifique a necessidade de elaboração de mais itens de alguma disciplina ou área do conhecimento específica.

Segundo o site do Inep, 15 universidades e institutos federais foram credenciados em maio do ano passado por meio do edital. Em junho, os coordenadores foram treinados e indicaram os professores que, em julho, também passaram por uma capacitação sobre a elaboração de itens.

LEIA TAMBÉM

– Notícias sobre o Enem

– Notícias sobre vestibulares

Continua após a publicidade

Publicidade