Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Inep inicia planejamento de exame de certificação do ensino médio

Edital do Encceja está previsto para sair na segunda quinzena de junho

Por redação
2 May 2017, 14h15

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniu as secretarias estaduais de Educação de todos os estados do país, e a Secadi, secretaria responsável pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ministério da Educação (MEC), para planejar o novo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que voltará a certificar o ensino médio para maiores de 18 anos em substituição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O exame tem como objetivo verificar as competências e habilidades escolares dos adultos que não concluíram a escola no tempo apropriado e havia sido descontinuado após o Enem assumir esta função. Após as mudanças no formato do exame ocorridas este ano, o Enem passa a ter como finalidade apenas o ingresso no ensino superior.

A pessoa maior de 18 anos que queira concluir o ensino médio através do Encceja e também utilizar o Enem para ingressar em uma universidade poderá fazê-lo normalmente.

O edital do Encceja está previsto para sair na segunda quinzena de junho. Há duas possibilidades para a emissão do certificado de ensino médio: o Certificado, documento que oficializa que o participante cumpriu todas as disciplinas do núcleo comum, e a Declaração de Proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu a nota mínima em uma ou mais área avaliadas. Quando o participante tiver declarações de proficiência de todas as áreas pode, então, solicitar o Certificado.

Publicidade
Inep inicia planejamento de exame de certificação do ensino médio
Enem
Inep inicia planejamento de exame de certificação do ensino médio
Edital do Encceja está previsto para sair na segunda quinzena de junho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês