Inep usará inteligência artificial na testagem do Enem, diz presidente do instituto
Manuel Palacios afirmou ao G1 que medida visa aumentar a precisão e evitar futuros vazamentos
Depois da polêmica envolvendo a antecipação de questões do Enem 2025, a elaboração do exame está prestes a mudar radicalmente. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manoel Palacios, afirmou ao G1 que testará sistemas de inteligência artificial para evitar a divulgação de itens do pré-teste.
+ Veja questões do Enem do Pará antecipadas pela equipe de Edcley Teixeira
A medida, segundo Palacios, tem como objetivo diminuir a quantidade de humanos envolvidos na etapa e aumentar a segurança. “Hoje, para fazer um pré-teste de questões, precisamos de 15 mil estudantes reais. O principal desafio disso é manter o sigilo do material”, justifica.
O pré-teste com IA simularia as respostas de alunos com diferentes níveis de aprendizado, contando com a supervisão de uma equipe humana de juízes de modo a “alinhar as máquinas e garantir que o processo de calibração seja bastante preciso”, explica o presidente do instituto.
Uma outra alternativa, além da IA, seria uma mudança do tipo de provas onde são feitas as pré-testagens, aplicando as questões diretamente nas redes de ensino e evitando, assim, que potenciais fraudadores se inscrevam e façam estes exames apenas para ter acesso aos itens antecipadamente.
Mas há desafios. “A dificuldade é o interesse: quem participa precisa estar engajado, querendo o resultado. Se o aluno não receber nenhum benefício, vai faltar ou não se dedicar. Isso compromete as análises de desempenho”, afirmou Palacios ao Inep.
O que é o pré-teste do Enem – e como as questões vazaram este ano
O caminho até uma questão estrear na prova do Enem é longo. Os itens são elaborados aos milhares por professores e especialistas credenciados junto ao MEC, e passam depois por outras etapas de verificação para garantir uma prova precisa e equilibrada.
A etapa final é justamente o pré-teste do item, que é inserido sigilosamente em outras provas do MEC para medir:
- Nível de dificuldade da questão (garantindo um equilíbrio entre questões médias, fáceis e difíceis)
- Discriminação (o quanto a questão consegue medir o conhecimento do estudante sobre aquele determinado assunto)
- Chance de acerto ao acaso (o famoso “chute).
Depois desta etapa é que as questões são encaminhadas para o BNI (Banco Nacional de Itens) e servem para composição do Enem em diferentes edições.
O que ocorreu neste ano foi que Edcley Teixeira, estudante de Medicina que se denomina “mentor” de um curso pré-vestibular, divulgou, em uma live dias antes da prova, itens “descobertos” por ele em uma destas testagens do Inep.
Ele incentivava outros jovens a se inscreverem em um concurso da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) onde era feito o pré-teste, e a cada questão decorada por eles, fazia um pagamento de R$ 10.
Depois, estas perguntas “vazadas” compunham as apostilas e aulas de mentoria oferecidas por ele.
O caso veio à tona dias depois do segundo domingo de aplicação do Enem 2025, quando estudantes nas redes sociais perceberam a similaridade do que havia sido divulgado na live de Edcley e questões que de fato apareceram na prova.
O Inep acabou anulando três questões – 123 (fotossíntese), 132 (grito) e 174 (parcelamento de R$ 60 mil) da prova de Matemática e Ciências da Natureza, considerando a numeração da prova azul.
+ Você sabia que o Enem já foi roubado? Entenda o caso neste livro
Calendário Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 6 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 11 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 6 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 13 de junhoPrazo para recurso: 16 a 20 de junhoResultado do recurso: 27 de junhoProvas: 9 e 16 de novembro de 2025- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
- Divulgação do gabarito: até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação
- Resultado: data ainda não divulgada
- Resultado dos treineiros: 60 dias após a divulgação dos resultados do Exame
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
6 possíveis temas de redação da Fuvest 2026
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Faculdades que usam a nota do Enem, sem ser o Sisu
Qual é o plural de “júnior”?





