As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade terminam nesta sexta-feira (21). A aplicação do exame será nos dias 6 e 7 de dezembro.
Os responsáveis pedagógicos das instituições prisionais e socioeducativas têm até as 23h59 para inscrever os interessados no sistema on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os responsáveis terão acesso aos resultados e a eles caberá divulgar aos inscritos as informações relativas às provas, bem como encaminhá-los ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros programas.
O exame possui o mesmo formato do tradicional: no primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4h30. No segundo dia, serão avaliados os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física), redação e matemática, com duração total de 5h30.
A chegada às salas onde as provas serão aplicadas deverá ser às 12h15, no primeiro dia de testes; e às 13h15, no segundo dia. De acordo com o edital, a diferença de horários se deve à necessidade de preencher um questionário socioeconômico no primeiro dia. O início das provas será às 13h30.
Na edição de 2015 do Enem, foram inscritos 45,5 mil participantes que cumprem algum tipo de restrição de liberdade — aumento de 19% em relação a 2014, quando foram registradas 38,1 mil inscrições.