O Ministério da Educação (MEC), divulgou na tarde deste domingo (27), em seu twitter oficial, o tema da redação do Enem 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. O tema foi divulgado apenas nove minutos após o início do exame.
– Confira a correção comentada do primeiro dia de prova do Enem 2013
– Enem 2013 se tornou prova mais "seletiva", afirmam professores
– Veja todos os temas de redação que já caíram no Enem
A redação pedida no Enem é um texto dissertativo-argumentativo. A prova exige do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. O estudante não deve fugir do tema proposto na redação, isso é motivo para zerar a prova.
Outros cuidados devem ser tomados pelos estudantes durante a prova de redação. Textos com sete linhas ou menos receberão nota zero. Provas com brincadeiras, como receitas de comida ou hino de time de futebol, serão consideradas fora do tema e, por isso, desclassificadas.
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais atitudes podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências.
As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS
– Notícias sobre o Enem