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Leia redações que receberam nota máxima no Enem 2013 e veja o que você pode aprender com elas

O GUIA DO ESTUDANTE pediu para uma professora de redação comentar os textos e indicar seus pontos altos

Por Redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h38 - Publicado em 30 abr 2014, 15h01

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 trouxe o tema "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Os participantes tiveram de produzir um texto dissertativo-argumentativo e foram avaliados de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; boa argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

>> Veja também: Estudantes que tiraram nota máxima na redação do Enem dão dicas para escrever melhor

Cada critério vale até 200 pontos, totalizando 1.000. Apenas 481 dos mais de 5 milhões de textos corrigidos receberam nota máxima em 2013. Alguns desses participantes enviaram suas redações para o GUIA DO ESTUDANTE e pedimos para a professora Ednir Barboza, que dá aulas de redação no cursinho Oficina do Estudante, comentá-los. Clique nos textos para ampliar:

>> Clique aqui para ler a proposta da redação e o comentário dos professores do cursinho Oficina do Estudante sobre como ela poderia ser desenvolvida.

1. "Direção e álcool – o coquetel fatal", Lais Fernandes. (Nota 960).

2. "Lei seca: ainda com alto teor de jeitinho brasileiro", Maria Clara Lovato. (Nota 1.000).

Comentário da professora Ednir Barboza sobre as redações 1 e 2:

"Estas duas redações são de bom nível e aqui se justifica uma nota elevada. A começar pelo título, observa-se criatividade e um interessante e apropriado jogo de palavras.

Nas redações o vocabulário é variado, rico, apropriado ao tipo de texto. A argumentação se desenrola parágrafo a parágrafo numa progressão bem feita. As ideias se completam e não há referências isoladas. Os textos denotam competência na discussão madura e abalizada do tema. Há um senso crítico na análise dos resultados da Lei Seca que precisavam aparecer nesse tipo de proposta. Também as intervenções sugeridas são completas e sugerem uma ação coordenada com objetivos bem colocados."

3. “Manifesto da segurança no trânsito”, Aline de Carvalho Abbud. (Nota 1.000).

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4. “O inferno são os outros”, Bianca Hazt. (Nota 1.000).

5. "Preserve a vida de todos – se for beber, não dirija", Kethllyn Oliveira.  (Nota 1.000).

Comentário da professora Ednir Barboza sobre as redações 3 a 5:

"Nesses três textos, o vocabulário é comum, básico; não há estruturas gramaticais bem formuladas; a discussão do tema é senso comum, limitando-se a reproduzir dados e fatos, sem análise crítica ou de autoria própria. Igualmente, as intervenções apresentadas em nada aprofundam ou justificam a argumentação. É apenas uma listagem de ações que, para darem algum resultado, teriam que ser mágicas! Até mesmo os títulos escolhidos são irrelevantes e pouco criativos, combinando, dessa forma, com a dissertação. No entanto, não se pode dizer que eles não cumprem, adequadamente, as cinco competências exigidas pela correção indicada pela banca."

 

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