Maioria dos inscritos no Enem 2013 é da região Sudeste
São Paulo foi o estado que registrou o maior número de inscrições, mais de 1,2 milhão
As inscrições para o Enem 2013 terminaram na última segunda-feira (27) com um número recorde de inscritos de 7.834.024, um crescimento de 20,6% em relação a 2012. Somente no último dia, 1.718.144 pessoas se inscreveram no sistema, registrando até 3 mil por minuto. Os dados foram publicados Ministério da Educação (MEC).
A região Sudeste foi a que registrou a maior taxa de inscrição, 36%, seguida do Nordeste, com 32% dos inscritos. São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos, 1.238.441 candidatos, seguido de Minas Gerais (870.782) e Bahia (576.851).
A faixa etária de 21 a 30 anos é a maior entre os inscritos do Enem, com 30%. Em seguida, o grupo de pessoas maiores de 30 anos é de 15% do total de inscritos do Enem. Dos mais de 7,8 milhões de inscritos, 4.548.470 já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão em 2013.
De acordo com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o crescimento no número de inscritos no Enem mostra uma maior confiança dos jovens em relação ao exame.
O Enem, que neste ano será aplicado em 26 e 27 de outubro, avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
– Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem 2013
As provas
O exame terá duração de dois dias e será constituído de uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha cobrando conteúdos vistos no Ensino Médio. Veja quais são as áreas de conhecimento cobradas:
Áreas de Conhecimento | Componentes Curriculares |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | História, Geografia, Filosofia e Sociologia |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Química, Física e Biologia |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação | Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática |
No primeiro dia (26 de outubro), serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. O segundo dia (27 de outubro) terá Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. Cada sala de provas terá um marcador de tempo para os participantes.
Nos dois dias, será obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, horário oficial de Brasília. O MEC recomenda que todos os participantes cheguem ao local até as 12h. Não serão aceitos retardatários. O horário também deve ser cumprido por candidatos sabatistas (aqueles que, por motivo religioso, guardam o sábado); nesse caso, eles ficarão em uma sala para aguardar o início da prova, às 19h.
Os locais de provas serão informados no cartão de confirmação da inscrição e no site do Enem. O participante só poderá solicitar alteração do município em que fará a prova nesse site, durante o período de inscrição.
A correção
O cálculo da nota do Enem tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Entenda seu funcionamento clicando na imagem abaixo.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais em data ainda não divulgada, também no site do Inep.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou alterações que tornarão mais rigorosa a correção da prova de redação. Segundo ele, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório.
Confira algumas das mudanças: |
– Inserções indevidas no texto (como receita de miojo ou hino de time de futebol) serão zeradas; – Só serão aceitos desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. – A discrepância de nota dada pelos dois corretores da redação só precisa ser superior a 100 pontos para que ela seja corrigida por um terceiro. Antes, era preciso haver uma diferença de nota superior a 200 pontos. Com isso, a expectativa é que uma a cada três redações vá para um terceiro avaliador – antes, o índice era de aproximadamente 21%. – Os avaliadores terão mais horas de treinamento para a correção das provas. – Os corretores precisarão dar justificativa para a nota máxima na redação (que é mil) e para erros gramaticais aceitos (por serem considerados exceção). |
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem