Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Mais 12 universidades públicas usarão o Enem a partir de 2014

Outras 54 instituições de ensino superior já utilizam o exame nacional

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 22 out 2013, 16h41

A partir de 2014, mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições manifestaram interesse em aderir total (como único processo seletivo) ou parcialmente (mantendo ainda o vestibular ou avaliações seriadas) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem. O sistema de seleção já é adotado por 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais.

– MEC divulga o Guia do Participante com orientações para a redação do Enem 2013

– Enem 2013: Veja o que você deve revisar faltando menos de um mês para a prova

Confira a lista abaixo:

Continua após a publicidade

Adesão total ao Sisu: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Adesão parcial (50% das vagas): Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade de Brasília (UnB) (apenas para as vagas do primeiro semestre), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste).

Adesão parcial (25% das vagas): Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai reservar 25% das vagas do primeiro semestre para o Sisu.

Adesão parcial (20% das vagas): Universidade Federal do Pará (UFPA) (as demais serão preenchidas usando a nota do Enem, mas sem integrar o Sisu).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Veja os principais usos para a nota do Enem
Sisu Seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior. Para participar, o candidato deve fazer inscrição no processo seletivo, que ocorre duas vezes por ano.
Sisutec O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica oferece vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. Para participar, é preciso ter nota superior a zero na redação do exame.
ProUni Seleciona candidatos para bolsas em instituições particulares de ensino superior. Para participar, o candidato deve fazer a inscrição. O processo ocorre duas vezes por ano. A seleção leva em conta a renda do candidato. Para concorrer a uma bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para concorrer a bolsa parcial (50%), deve ter renda de até três salários mínimos.
Fies Financiamento de 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano concedido a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. É preciso ter feito o Enem, mas não é exigida uma nota mínima para receber o financiamento.
Ciência sem Fronteiras Para concorrer a uma bolsa em universidade estrangeira, o estudante deve ter obtido 600 pontos ou mais no Enem. Os editais para o programa são abertos ao longo do ano.
Certificado do Ensino Médio

O candidato deve fazer a opção na inscrição para o exame e ter 18 anos ou mais na data da prova. Além disso, é preciso conseguir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas objetivas e 500 pontos na redação.

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Mais 12 universidades públicas usarão o Enem a partir de 2014
Enem
Mais 12 universidades públicas usarão o Enem a partir de 2014
Outras 54 instituições de ensino superior já utilizam o exame nacional

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.