O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem 4,4 milhões de inscritos, segundo balanço divulgado na manhã desta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo de inscrição começou no dia 25 e vai até 5 de junho, pelo site do Enem.
Para evitar lentidão no acesso, o Inep recomenda que os candidatos acessem o site entre as 6h e 7h da manhã ou após as 20h. Nos demais horários, pode ocorrer congestionamento devido ao alto número de acessos.
As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Nesta edição, estão isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em 2015, através da rede pública, e as pessoas que comprovarem carência. A taxa aumentou para R$ 63, podendo ser paga até as 21h59 do dia 10 de junho. Entre os dias 15 e 26 de junho, após o fim das inscrições, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social por meio de formulário específico na página do exame.
Em 2015 também não haverá impressão e envio dos cartões de confirmação. O documento estará disponível na página do Enem e será enviado por e-mail para o usuário. Além disso, o MEC não vai mais tolerar faltosos. O candidato que se inscrever, valendo-se da isenção de taxa, e não comparecer, não poderá mais se inscrever gratuitamente nas próximas edições, a menos que apresente uma justificativa aceita pelo MEC.
Outra novidade é que candidatos menores de 18 anos que completarão o ensino médio depois de 2015 estão proibidos de participar de programas de acesso ao ensino superior que utilizem o exame – como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), entre outros. O candidato nessas condições também não poderá usar o Enem para solicitar certificado de conclusão do ensino médio.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem