Mais de 8 milhões: saiba qual foi o ano com maior número de inscritos no Enem
Em 2025, foram 4,8 milhões de candidatos confirmados. Entenda as mudanças ao longo dos anos que explicam o vai e vem das inscrições

Sem mistérios: foi em 2014 que o Enem atingiu seu maior número de inscritos confirmados, 8,8 milhões, considerando a série histórica registrada a partir de 2009. O segundo ano com mais candidatos confirmados foi 2016, com 8,7 milhões.
Enquanto isso, o ano com menos confirmados foi 2022, com 3,5 milhões. Os dados são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação), que divulga o histórico completo.
O Enem começou a ser aplicado em 1998 e se tornou, a partir de 2010, a principal porta de entrada para o ensino superior no país, servindo tanto para quem almeja uma universidade pública, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ou via condições diferenciadas em particulares, com o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o auxílio governamental do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Essas finalidades para o Enem ajudam a explicar o vai e vem no número de candidatos. A expansão dos estudantes participando da prova, entre os anos de 2009 e 2014, coincide com o crescimento desses programas. A queda a partir de 2016 reflete o rescaldo de maior instabilidade econômica, com a recessão nos anos imediatamente anteriores.
Além disso, quando o Enem também servia para certificar a conclusão do ensino médio, até 2016, isso ajudava a inflar o número de inscritos: jovens e adultos com 18 anos ou mais podiam usar a nota mínima na prova para obter o diploma, o que atraía um público adicional além dos candidatos a universidades. Essa dupla função explica em parte os recordes de inscrições.
A mudança veio em 2017, quando o MEC transferiu a certificação exclusivamente para o Encceja, e o Enem perdeu esse papel, o que contribuiu para a queda estrutural no número de participantes. Em 2025, no entanto, o Ministério permitiu a volta da prova como certificado de conclusão do ensino médio.
A pandemia também aparece no gráfico de inscrições da prova. Na edição de 2020, aplicada em janeiro de 2021 em meio à pandemia e sem vacinação disponível, estudantes lançaram a campanha #AdiaENEM, alegando que o exame aprofundaria desigualdades, já que milhões de alunos da rede pública estavam sem aulas presenciais ou acesso adequado ao ensino remoto. O MEC manteve a data, e muitos inscritos decidiram não comparecer, o que resultou em uma abstenção recorde de 55,3% dos candidatos.
Calendário Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junhoPrazo para recurso: 23 a 27 de junhoResultado do recurso: 4 de julho- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.