Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Mais de mil brasileiros entraram em universidades de Portugal com o Enem

Saiba quais são as principais instituições que recebem esses alunos

Por da Redação 2 Maio 2018, 15h06

Já sonhou em estudar em Portugal? Mais de 1,2 mil estudantes brasileiros estão tendo essa oportunidade por causa da nota no Enem. O resultado do exame foi utilizado pelos alunos para ingressarem em instituições portuguesas de Ensino Superior.

Foram consideradas 23 das 29 instituições portuguesas com as quais o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem acordos interinstitucionais de cooperação. Seis instituições ainda não consolidaram os dados de seleção com a nota do Enem – o que indica que o número de brasileiros deve ser ainda maior.

De acordo com o levantamento do Inep, a Universidade do Porto, parceira desde março de 2016, se destaca e tem 316 estudantes brasileiros selecionados a partir das notas do Enem. Já a Universidade do Algarve, parceira desde setembro de 2014, aparece em segundo lugar e registra 308 estudantes brasileiros. Outro destaque é a Universidade de Beira Interior, parceira desde setembro de 2016, com 173 matrículas.

No segundo semestre de 2018, o Inep fará um mapeamento da evolução do número de estudantes que ingressaram em instituições portuguesas com notas do exame.

Atualmente, nove instituições portuguesas estão pleiteando assinatura de acordo interinstitucional. Cinco estão em andamento:  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Lusíada, Universidade Lusíada – Norte, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e Instituto Leonardo da Vinci. Com isso, o número de parcerias será ampliado de 29 para 34.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade