Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

MEC divulga o Guia do Participante com orientações para a redação do Enem 2013

Documento mostra exemplos de redações que tiraram nota máxima no exame

Por da redação
5 set 2013, 16h17 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h57
  • O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira (5), o "Guia do Participante – A Redação no Enem 2013", publicação que contém as indicações e explicações sobre o o que é exigido em cada uma das competências avaliadas na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, no guia o estudante também tem conhecerá a metodologia de correção dos textos.

    – Faça o download do Guia do Participante – A Redação no Enem 2013

    – Enem terá correção mais rigorosa este ano, diz MEC; veja as mudanças

    – Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem

    – Aprenda a fazer a redação do Enem passo a passo

    MEC divulga o Guia do Participante com orientações para a redação do Enem 2013

    Continua após a publicidade

     

    Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “o guia explica de forma detalhada tudo o que os corretores esperam de uma boa redação, com dicas de como o estudante deve construir o texto, os argumentos que ele deve utilizar, o desenvolvimento do tema, o domínio da norma culta”.

    No documento divulgado, é possível ter acesso a algumas redações que receberam a pontuação máxima (nota 1000) no Enem do ano passado. Segundo o MEC, elas foram selecionadas por terem cumprido todas as exigências relativas às cinco competências avaliadas.

    Correção da redação

    O Enem 2013 terá 9,5 mil corretores para avaliar os textos dos candidatos. Este ano, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos — na edição anterior, era de 200. Redações com discrepâncias acima de 80 pontos entre as competências também serão revistas por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a revisão caberá a uma banca de especialistas. No ano passado, a prova de redação contou com 5,6 mil corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.

    As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem até 200 pontos:

    Continua após a publicidade

    I. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
    II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    V. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

    Para evitar casos como os da edição 2012, em que estudantes escreveram uma receita de macarrão instantâneo e parte do hino de um clube de futebol, está prevista, a partir deste ano, a anulação das redações que apresentarem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto, como estabelece o item 14.9.5 do edital do Enem de 2013.

    Números do Enem

    Mais de 7,1 milhões de candidatos, número 24% superior ao total de inscritos na edição de 2012, farão as provas em 26 (sábado) e 27 (domingo, dia da redação) de outubro. O exame terá início às 13h, segundo horário de Brasília.

    Cerca de 6 mil grávidas estão inscritas no Enem e 3 mil darão à luz em outubro. O nascimento dos bebês das 517 gestantes acompanhadas pelo MEC está previsto para o período de 20 a 31 de outubro. "Estamos montando uma estrutura de saúde para dar o suporte necessário", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. No ano passado, em Mato Grosso do Sul, o bebê de uma candidata nasceu no local da prova do Enem.

    Continua após a publicidade

    Para o Enem 2013, foram produzidas 15.700 milhões de provas que serão aplicadas em 15.576 salas de aula de 1.661 municípios. Todos os 63.340 mil malotes de provas terão cadeado eletrônico com GPS para garantir a segurança. Os malotes percorrerão 308 mil quilômetros em 8 mil rotas de distribuição. Na aplicação das provas, vão trabalhar 648 mil coordenadores estaduais e municipais, chefes de sala e fiscais de apoio.

    * Com informações da Agência Brasil

    LEIA MAIS

    – Notícias de vestibular e Enem

    Publicidade
    MEC divulga o Guia do Participante com orientações para a redação do Enem 2013
    Enem
    MEC divulga o Guia do Participante com orientações para a redação do Enem 2013
    Documento mostra exemplos de redações que tiraram nota máxima no exame

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês