Para evitar que os 5,3 milhões de candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 neste fim de semana (22 e 23 de outubro) façam a prova com algum erro, o Ministério da Educação (MEC) pede atenção dos estudantes.
– Confira dicas para mandar bem no Enem 2011
O MEC orienta que todos confirmem, antes de começarem a prova, se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. O estudante também deve verificar se os seus dados pessoais estão corretos. Caso seja constatado ao erro, a orientação é que o participante informe o problema ao fiscal de sala imediatamente para que ele possa trocar o material.
A determinação foi incluída no edital do Enem de 2011 e é uma tentativa de reduzir possíveis transtornos como os ocorridos no ano passado, quando alguns candidatos receberam cadernos de prova com erros de impressão que continham um número menor de questões do que o previsto. Devido ao erro, o MEC teve que reaplicar a prova a um grupo de 9 mil alunos.
Outra orientação importante é que tanto a prova objetiva quanto a redação só podem ser preenchidas por caneta esferográfica de tinta preta. O uso de lápis e borracha não é permitido. Esses materiais serão recolhidos antes da prova, junto com celulares, relógios e outros aparelhos eletrônicos, e só poderão ser retirados pelo candidato ao término do exame.
Sobre a prova
O Enem será realizado no sábado (22) e no domingo (23), às 13h (no horário de Brasília). Os portões devem abrir às 12h.
No primeiro dia, o estudante fará 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. A prova terá uma duração de 4 horas e meia. No domingo, será a vez da prova de Linguagens e Códigos, Matemática, com 45 questões cada, e a redação. Neste dia, a prova terá 5 horas e meia de duração.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem