Nota do Enem pode garantir mais uma oportunidade de estudar na Europa
Instituição portuguesa adere ao exame
Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou mais um acordo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) firmado com uma instituição de fora do país – a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio desde ano, os estudantes terão a possibilidade de estudar no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
Localizado na cidade de Portalegre, no Alentejo, sul do país, o IPP abre o seu processo seletivo no mês de junho. A instituição poderá receber cerca de 100 brasileiros interessados em cursos das áreas de educação, tecnologias e gestão, saúde e agrária. O Instituto também conta com cursos em áreas pouco exploradas no Brasil, como equinicultura, que forma técnicos na criação e manejo de equinos.
Para se inscrever no processo seletivo, o vestibulando brasileiro precisará desembolsar cerca de R$ 85,20 (ou, 20 euros). Se selecionado, pagará uma taxa anual de mais ou menos mil euros, o equivalente hoje a R$ 4,26 mil. Segundo o presidente do IPP, Joaquim Mourado, receber os estudantes brasileiros é investir em multiculturalidade: “A proximidade em uma comunidade acadêmica de três mil estudantes transforma a convivência e amplia a troca de conhecimento”, disse.
Portugal como destinoO Instituto Politécnico de Portalegre foi a sexta instituição portuguesa a aderir o sistema de notas do Enem como válido em seu vestibular. A partir de 2014, brasileiros puderam aplicar seus resultados para as universidades de Coimbra e de Algarve. Também entraram para a lista em 2015 o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e Instituto Politécnico do Porto (IPP).