Nova lista aponta que 240 mil terão prova do Enem adiada
Mais 61 locais foram adicionados à relação de escolas em que o exame será cancelado e remanejado para outra data e local
A lista de locais de prova ocupados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi atualizada e divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (4). Mais 61 locais foram adicionados à relação em que o exame será cancelado, somando 364 escolas.
A ampliação se deve a novas escolas que foram ocupadas após a divulgação da primeira lista, na terça-feira (1). Os estudantes que fariam o Enem nestes locais serão remanejados para uma nova prova, nos dias 3 e 4 de dezembro, em novos locais ainda não divulgados.
O MEC também corrigiu a lista de locais ocupados e dez escolas que haviam sido dadas como ocupadas terão prova neste fim de semana. Serão 8.186 candidatos que devem comparecer para fazer o Enem nos dias 5 e 6.
Ocupações
As ocupações ocorrem em diversos estados do país. Estudantes do ensino médio, superior e educação profissional têm buscado pressionar o governo por meio de ocupações de escolas, universidades, institutos federais e outros locais. Não há um balanço nacional oficial. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), até ontem, 134 campi universitários e mais de 1 mil escolas e institutos federais estavam ocupados.
Os estudantes são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto. Estudos mostram que a medida pode reduzir os repasses para a área de educação, que, limitados por um teto geral, resultarão na necessidade de retirada de recursos de outras áreas para investimento no ensino. Os estudantes também são contrários à reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso.