Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Novo Enem tem mais 50% de abstenção; estudantes divergem sobre prova

Exame foi realizado na tarde desta quarta-feira (15/12); maioria dos 9,5 candidatos é de Santa Catarina

Por por Karina Paza, de Concórdia (SC)
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 15 dez 2010, 19h17

Cerca de 4,7 mil candidatos, em 17 estados brasileiros, realizaram hoje a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. A prova foi aplicada apenas para os estudantes prejudicados com o erro de impressão do caderno amarelo do primeiro dia do Enem 2010, em 6 de novembro.

Entre os candidatos, que refizeram a prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, a maioria estava em Santa Catarina. A prova foi reaplicada em 42 municípios do estado, sendo que a maior ocorrência foi nos municípios de Chapecó e Concórdia.

Muitos dos alunos que fizeram o novo Enem em Concórdia consideraram que a medida do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de realizar um novo exame, foi um benefício.

Esse é o caso da estudante Jenifer Amâncio, de 16 anos. “Apesar das dificuldades, acredito ser importante o Enem para ingressar na universidade. Além disso, é uma ferramenta para garantir o futuro, estou aguardando o resultado”, diz a estudante.

O novo Enem teve um alto índice de abstenção. Dos 9,5 mil candidatos convidados pelo Inep para fazer a prova, apenas cerca de 4,7 mil, ou 50%, realizaram o exame. Uma explicação para a grande ausência de estudantes pode ser o fato de a prova ter sido realizada no meio da semana.

Continua após a publicidade

Entretanto, para os candidatos da cidade catarinense esse fator não foi um empecilho, já que a maioria das escolas estão no período de férias. “Para mim, o maior problema que tive em fazer o Enem hoje foi a dificuldade com o transporte até o local da prova, mas eu consegui dar um jeito”, afirma a estudante Larissa Savoldi, de 17 anos.

Além do problema com o transporte, a estudante sentiu outras dificuldades, mas dessa vez ao fazer a nova prova. Segundo Larissa, esse novo Enem estava mais difícil. “Para mim a prova de química estava bem mais difícil em comparação com o outro exame”, lamenta.

Já para estudante Rafael Schell, também de 17 anos, a nova prova estava mais fácil que a anterior. “Não encontrei nenhuma dificuldade. Pelo contrário, achei que esse exame estava mais claro”, diz.

O estudante refez a prova por acreditar na importância do Enem, mas não aceita o erro da primeira edição. “Em um exame nacional isso não poderia acontecer. Refiz a prova por que sei que o único prejudicado seria eu”, comenta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Gabarito
A assessoria de imprensa do Inep informou que os gabaritos e as provas reaplicadas nesta quarta-feira (15/12) serão divulgados no site do Inep, na próxima terça-feira (21/12), às 18h.

A prova aplicada em 6 de novembro não será considerada para o cálculo da nota final se o participante convocado tiver comparecido nesta quarta-feira para fazer o novo exame. Caso contrário, vale a nota das provas de Ciências Humanas e Ciências da feitas em novembro.

Todos os resultados do Enem 2010 serão divulgados na primeira quinzena de janeiro próximo.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Novo Enem tem mais 50% de abstenção; estudantes divergem sobre prova
Enem
Novo Enem tem mais 50% de abstenção; estudantes divergem sobre prova
Exame foi realizado na tarde desta quarta-feira (15/12); maioria dos 9,5 candidatos é de Santa Catarina

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.