Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Número de candidatos treineiros no Enem cresceu 87% desde 2009

Aumento da importância do exame para o acesso ao ensino superior faz com que estudantes se interessem cada vez mais cedo pela prova

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 24 out 2013, 14h12

No próximo fim de semana, mais de 7,1 milhões de estudantes irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, nem todos estarão lá para concorrer a uma vaga no ensino superior. Este ano, 759 mil inscritos com 16 anos ou menos estão participando apenas como treineiros, segundo dados do jornal O Estado de S.Paulo.

– Confira dicas do que fazer dias antes da prova do Enem

– Tire suas dúvidas sobre o Enem e confira dicas de como relaxar antes da prova

– Mais 12 universidades públicas usarão o Enem a partir de 2014

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em comparação ao ano de 2009, quando o Enem teve mudanças em sua estrutura, o número de candidatos treineiros saltou 87%. Eram 5,66% do total de inscritos (254 mil estudantes) no primeiro ano em que o exame ganhou 180 questões e 10,59% do total agora em 2013.

Um dos motivos para o aumento do interesse dos treineiros em conhecer a prova pode ser o crescimento da importância do Enem para o acesso ao ensino superior. Atualmente, é possível entrar em instituições federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ganhar bolsas de estudo em universidades particulares com o Programa Universidade para Todos (ProUni), além de outras áreas em que o Enem é obrigatório (como para participar do programa Ciências sem Fronteiras ou para pedir um financiamento pelo Fies).

Uma das recomendações de muitos professores é justamente fazer a prova antes do término do Ensino Médio para conhecer o estilo do exame. Por ser dois dias seguidos de provas, o Enem exige grande resistência física e mental dos estudantes.

Mais novos e mais velhos

Quando se analisa os dados por idade, candidatos com até 15 anos (idade dos alunos do 1.º ano do ensino médio), estão participando mais. Em 2009, eram 0,84% do total e neste ano já alcançaram 2,88% – mais de 198 mil alunos.

O porcentual de mais velhos inscritos na prova também cresceu. Na faixa dos 31 aos 35 anos, por exemplo, a variação foi de 35,50%, passando de 4,62% para 6,26% do total. O Enem pode ser usado também como certificado de conclusão do Ensino Médio.

*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Número de candidatos treineiros no Enem cresceu 87% desde 2009
Enem
Número de candidatos treineiros no Enem cresceu 87% desde 2009
Aumento da importância do exame para o acesso ao ensino superior faz com que estudantes se interessem cada vez mais cedo pela prova

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.