Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Digital Completo por 1,99

O Enem vai ser cancelado? Veja o que diz o ministro da Educação

Em meio à polêmica sobre questões exibidas em live, governo garante a continuidade do Enem e detalha as medidas adotadas

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 nov 2025, 14h03
Camilo Santana falando ao microfone em um púlpito transparente durante um evento oficial do MEC, gesticulando com a mão direita. Ao fundo, há pessoas sentadas e um painel com logotipos institucionais
Camilo Santana, ministro da Educação, afirmou que Enem 2025 não será cancelado, apesar das suspeitas de antecipação de questões (Tomaz Silva/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (21) que o Enem 2025 não será cancelado. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele buscou tranquilizar os candidatos após a descoberta de que um universitário exibiu, em uma live no YouTube, questões quase idênticas às que apareceram na prova oficial. O caso gerou suspeitas de vazamento e levantou dúvidas sobre a própria validade do exame.

+ Questão anulada no Enem prejudica a nota dos candidatos? 

“Queria tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova. O Enem não será cancelado”, declarou Santana. Para ele, trata-se de “um caso de polícia”, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já acionou a Polícia Federal para investigar a origem e a eventual responsabilidade pela divulgação indevida das questões.

Como medida de precaução e para garantir isonomia, o Inep anulou três questões da prova, todas previamente exibidas na transmissão do universitário. Segundo o ministro, foi uma decisão técnica e preventiva, que não trará prejuízo aos participantes.

Continua após a publicidade

Ele também destacou o reforço do esquema de segurança neste ano, que incluiu detetores de metais em mais de 120 mil salas de aplicação. Ao todo, a operação envolveu 585 mil pessoas e registrou quase 5 milhões de inscritos.

+ Veja quais foram as três questões anuladas no Enem 2025

Mentor “adivinhava” questões

A live citada pelo ministro ocorreu em 11 de novembro, cinco dias antes do segundo dia de prova. Nela, o universitário Edcley Teixeira apresentou questões praticamente idênticas às do Enem 2025, algumas com os mesmos números usados pelo Inep.

Continua após a publicidade

Ele, que vende um curso online de preparação para o exame, alega que utilizou apenas métodos legais e que “adivinhou” as perguntas a partir de padrões de edições anteriores e de provas como o Prêmio Capes Talento Universitário. O Inep, porém, nunca confirmou qualquer relação entre os dois exames.

Diante da repercussão, estudantes passaram a temer o cancelamento da prova — hipótese descartada pelo MEC. O resultado final do Enem 2025 está mantido para janeiro.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
O Enem vai ser cancelado? Veja o que diz o ministro da Educação
Enem
O Enem vai ser cancelado? Veja o que diz o ministro da Educação
Em meio à polêmica sobre questões exibidas em live, governo garante a continuidade do Enem e detalha as medidas adotadas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês