Assine com até 65% de desconto

O que cai no Enem? Veja as listas com o conteúdo completo

Entenda que tipo de competência o exame avalia e que assuntos podem ser cobrados

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2018, 19h10 - Publicado em 16 Maio 2018, 18h14
GE/Guia do Estudante

Você já deve saber que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordam, basicamente, todo o conteúdo que se aprende no ensino médio. Mas o que exatamente está incluso nesse conteúdo?

A base do Enem está descrita na Matriz de Referência do exame, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). O documento indica as habilidades e conhecimentos a serem avaliados pela prova em quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

A prova avalia cinco eixos cognitivos que são comuns a todas as áreas do conhecimento:

  1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  3. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  4. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Nesta matéria, nós explicamos melhor cada um desses eixos e mostramos exemplos de como eles podem aparecer no Enem.

Mas a Matriz de Referência do exame também detalha competências específicas para cada área do conhecimento, bem como os temas que podem ser cobrados. Separamos por área do conhecimento nos links a seguir:

Aprofunde-se no tema!

Na plataforma do Curso Enem GE, você encontra videoaulas, textos e exercícios sobre esses e todos os outros temas importantes para o Enem e outros vestibulares. Conheça clicando aqui.

 

Continua após a publicidade
Publicidade