As inscrições para o Enem 2024 já estão abertas! Até 7 de junho, estudantes de todo o Brasil podem se inscrever e participar do exame, que é a maior porta de entrada para o Ensino Superior. Para realizar a inscrição, basta acessar a Página do Participante e seguir o passo a passo, respondendo questões como endereço, o tipo de ensino cursado no Ensino Médio e se é brasileiro naturalizado ou não. Ops, não faz nem ideia do que isso significa? O GUIA DO ESTUDANTE te ajuda!
Brasileiro naturalizado?
Na hora de perguntar sobre a nacionalidade do candidato, o Enem elenca entre as opções “brasileiro naturalizado”. Ficou em dúvida se você se encaixa nessa categoria? É simples: brasileiro naturalizado é aquele cidadão que não nasceu no Brasil, mas obteve a nacionalidade do país por meio de um pedido ao governo.
Para se tornar um brasileiro naturalizado, o estrangeiro precisa cumprir alguns requisitos como tempo mínimo de estadia no Brasil, falar a Língua Portuguesa, não possuir condenação penal, entre outras.
Portanto, se você não é um estrangeiro que obteve a nacionalidade brasileira, esta não é a sua opção na hora de se inscrever no Enem. As outras opções apresentadas pelo Inep são:
- Brasileiro;
- Brasileiro naturalizado;
- Estrangeiro;
- Brasileiro nato nascido no exterior.
Calendário Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
- Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
- Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 7 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 7 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
- Resultado do recurso para atendimento especializado: 27 de junho
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro