O que é o item 2.4 do edital do Enem 2025?
Os treineiros, estudantes que fizeram o exame e não concluíram o ensino médio, contam com regras próprias
As notas do Enem 2025 foram liberadas nesta sexta-feira (16) e com elas as tradicionais dúvidas: quanto é um bom desempenho? Como calcular a média? O que é o item 2.4 do edital? Opa, se você achou essa última bem esquisita, saiba que ela está perturbando um grupo específico de candidatos: os treineiros.
“Em cumprimento ao item 2.4 do edital Enem 2025, você foi considerado treineiro, por isso, os seus resultados serão divulgados 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados gerais”. É este recado que aparece quando alguém que fez o Enem como teste tenta ver as notas na Página do Participante.
Ficou curioso sobre o que diz este tal item? A gente consultou o edital:
2.4 De acordo com o art. 44, inciso II, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Inep define como “treineiro” no Enem o participante que:
a) concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2025;
Siga
b) não esteja cursando e não concluiu o ensino médio.
2.4.1 O participante “treineiro” estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados do Exame.
2.4.2 Os resultados individuais não poderão ser utilizados pelo participante “treineiro” para as finalidades descritas nos itens 2.2.3 e 2.2.4 deste Edital. O participante “treineiro” deve estar ciente de que sua participação no Enem visa somente à autoavaliação.
2.4.3 O participante “treineiro” deverá declarar, em sistema, que tem ciência das condições descritas no item 2.4 deste Edital.
Juntamente com as notas dos treineiros, também estão previstos para março o espelho e a vista da redação de todos os candidatos.
+ O que ninguém te conta sobre o primeiro semestre da faculdade
Quem é considerado treineiro?
Segundo o edital, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reconhece que os treineiros são os participantes que:
- concluirão o ensino médio após o ano letivo de 2025;
- não estejam cursando e não concluíram o ensino médio.
Ou seja, são estudantes que realizam a prova com fins de autoconhecimento, sendo uma forma de se preparar antes de fazer o Enem oficialmente. As notas, portanto, não podem ser usadas para o ingresso em universidades ou em programas do governo federal e são liberadas 60 dias após a primeira divulgação.
+ Como somar a nota do Enem e calcular a média
E o espelho e a vista da redação?
O documento escaneado da redação — também chamado de espelho — e a vista pedagógica do texto são itens esperados por muitos vestibulandos, já que permitem entender os pontos fortes e de atenção para aprimorar os estudos. Trata-se de um relatório que explica a composição das notas de cada uma das cinco competências que fazem parte da avaliação escrita.
Ambos também são disponibilizados para consulta após os 60 dias contados a partir desta sexta-feira (16). O acesso pode ser feito na Página do Participante, usando o CPF e a senha do Gov.br.
5 livros para ler antes de entrar na faculdade
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





