Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Para professores, prova do Enem está mais “madura” e próxima de vestibulares tradicionais

Candidatos responderam a questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas nesse sábado (8)

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 8 nov 2014, 22h11

Neste sábado (8), os estudantes fizeram as questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do Enem 2014. Para professores do cursinho Oficina do Estudante e Anglo Vestibulares, a prova está bem mais “madura” do que nos anos anteriores e cada vez mais próxima de vestibulares tradicionais.

– Veja o balanço do primeiro dia de provas do Enem, divulgado pelo MEC

– Memes do Enem 2014: veja as melhores tiradas dos candidatos

– Confira a correção comentada do 1º dia do Enem

“Gostei da prova, um exame que parece estar maduro. Este ano a prova esteve bastante diversificada. Quem domina os conteúdos do Ensino Médio pode fazer a prova com tranquilidade”, explica Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. Para ele, saiu na frente o estudante que acompanhou assuntos da atualidade.

Célio Tasinafo exemplifica: “As discussões foram bem contemporâneas, com questões que abordaram bioética, a Primeira Guerra Mundial [que faz 100 anos em 2014], o golpe militar de 1964 [que completa 50 anos em 2014] e até sobre a Revolta do Vintém, que serviu de gancho para a explicação de muitos professores de História devido às manifestações de junho de 2013 sobre o preço da passagem de transporte público”.

Continua após a publicidade

O professor Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo Vestibulares, também afirma que a prova este ano apresentou muito mais corpo do que nos anos anteriores. “A prova, em todas as matérias, foi uma prova abrangente, um Enem mais próximo do vestibular. Os textos serviam realmente de apoio, eram necessários, e não como eram antes, longos e descontextualizados”, argumenta Arruda.

Arruda também elogiou a pertinência dos conteúdos: “[Os organizadores] não cobraram questões muito difíceis, apenas as que os alunos que saem do Ensino Médio precisam saber, o que é ideal em uma prova”. Para o coordenador, o estudante precisa ter estudado bem os três anos do Ensino Médio. “Antes o conteúdo era mais superficial, até quem estudava com resumão conseguia ir bem, diferente de agora”, conclui Arruda.

Enem continua neste domingo (9)

No domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação.

Os portões serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) nos locais de prova e serão fechados às 13 horas (horário de Brasília). Os participantes deverão levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

 

Continua após a publicidade

Publicidade