Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Participantes do Enem 2014 já podem solicitar certificação do Ensino Médio

Mais de 67 mil candidatos estão aptos a pedir o certificado

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 19 jan 2015, 14h56

Os 67.254 participantes que atingiram os requisitos para certificação do ensino médio por meio do Enem poderão, a partir desta segunda-feira (19), solicitar os certificados. As secretarias estaduais de educação e os institutos federais de todo o país terão acesso aos dados de quem obteve a pontuação exigida para a certificação ainda no começo da semana. A visualização é feita pelo técnico cadastrado para entrar no “Enem Solicitação”, sistema de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que disponibiliza as notas individuais dos alunos.

– Enem 2014: Apenas 10,6% dos interessados no certificado de ensino médio obtiveram a nota mínima

Quem pode pedir o certificado

O participante do Enem 2014 deve procurar a instituição certificadora escolhida durante o preenchimento da inscrição do exame. Para solicitar a certificação do Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos e alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de, no mínimo, 500 pontos na redação.

– Veja um manual, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), sobre a certificação e tire suas dúvidas

Continua após a publicidade

Cada instituição certificadora define a forma de encaminhamento do pedido e os documentos a serem apresentados pelo participante do Enem para a entrega do certificado. Mais informações sobre os procedimentos complementares podem ser conferidas na portaria Nº 179, de 28 de abril de 2014. O texto também trata da utilização pelas instituições de ensino superior (IES) dos resultados de desempenho obtidos no Enem para aproveitamento das notas dos participantes em seus processos seletivos.

Resultados já podem ser consultados

Para certificação do ensino médio, 631.071 pessoas prestaram o exame. Do total de participantes, 3.235.715 se declararam egressos do ensino médio e 1.472.530 ainda não haviam concluído a educação básica. Outros 1.485.320 candidatos estavam concluindo o ensino médio no ano passado, sendo 73,5% nas redes públicas estaduais.

O balanço do desempenho dos participantes no Enem 2014 foi apresentado pelo MEC  na última terça-feira, 13. Para acessar as notas no site do Enem, os participantes precisam informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade