Participantes do Pé-de-Meia podem fazer o Enem de graça – e ainda receber por isso
Entenda por que os beneficiários do programa estão isentos da taxa de inscrição e o que precisa ser feito nos próximos dias
Participantes do Pé-de-Meia, programa que dá bolsa para estudantes do Ensino Médio da rede pública, podem fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de graça, ou seja, sem pagar a taxa de inscrição. Mas as boas notícias não param por aí. Caso estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio, esses jovens ainda podem receber um valor extra para fazer a prova. Ficou curioso? Entenda abaixo.
Por que os beneficiários do Pé-de-Meia não pagam o Enem?
Para fazer parte do programa Pé-de-Meia é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), registro do governo federal voltado a famílias cuja renda bruta por pessoa seja de, no máximo, meio salário mínimo (R$ 1.412).
O CadÚnico também dá direito à isenção da taxa de inscrição do Enem – e é por isso que os beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer o exame de graça.
Para completar, quem recebe a bolsa do Ensino Médio e está cursando o último ano da escola ainda pode receber R$200 a mais no final do ano.
Lembrando, no entanto, que para ter direito à isenção – mesmo sendo beneficiário do Pé-de-Meia – o estudante deve pedir a isenção da taxa até o dia 26 de abril, por meio da página do participante.
+ Pé-de-meia: saiba como fazer a consulta no Jornada do Estudante
Quem mais pode pedir isenção da taxa do Enem 2024
Para solicitar a isenção é necessário preencher alguns requisitos, como estar no último ano do Ensino Médio em escola pública declarada ao Censo Escolar. Formados que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada também podem solicitar, neste caso, declarando renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
O terceiro grupo é aquele que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no CadÚnico, que é o caso dos participantes do Pé-de-meia. Para pedir a isenção é necessário acessar a página do participante do Enem e seguir as instruções, tendo os seguintes documentos pessoais em mãos:
- Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- Número do NIS (Número de Identificação Social)
+ O que é nis? Entenda o número para pedir isenção no Enem 2024
Calendário da isenção
O candidato pode pedir a isenção da taxa entre os dias 15 e 26 de abril de 2024. Caso a solicitação seja negada, o participante poderá solicitar recurso entre os dias 13 e 17 de maio de 2024. O resultado do recurso estará disponível a partir do dia 24 de maio de 2024.
- Período de solicitação: de 15 a 26 de abril de 2024
- Resultado: 13 de maio de 2024
- Período para solicitar recurso em caso de reprovação: de 13 a 17 de maio de 2024
- Resultado do recurso: a partir do dia 24 de maio de 2024
+ Gov.br: como criar uma conta para acompanhar inscrições
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.