Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Primeiro dia do Enem 2018 tem 24,9% de abstenção e 71 eliminados

Este foi o menor percentual de ausentes desde 2009

Por da redação Atualizado em 4 nov 2018, 21h20 - Publicado em 4 nov 2018, 21h00

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%.

Neste domingo, 4 de novembro, primeiro dia de prova, 1.374.430 participantes não compareceram. Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar. O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas.

Outro número positivo foi o alto índice de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, que superou 89%.

Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida. Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP): os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente.

Segurança

Duas pessoas foram presas em Montes Claros (MG) por uso de ponto eletrônico no exame. Essas pessoas já vinham sendo monitoradas pela Polícia Federal. Além desses participantes, 69 foram eliminados, dois por se recusarem a ser revistados por detector de metal e 67 por descumprimento das regras do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, não atender orientações dos fiscais, entre outras.

Continua após a publicidade

Neste ano, a aplicação do Enem conta com cinco vezes mais detectores de metais. Todos os banheiros passaram a contar com detectores. Além disso, todas as medidas de segurança da edição passada foram mantidas.

O Enem é monitorado, pela primeira vez, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), além dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), distribuídos pelas unidades da Federação e com representantes de todas as forças de segurança envolvidas na aplicação.

Denúncias

Os candidatos também poderão usar a Página do Participante para denunciar qualquer intercorrência que tenha atrapalhado a execução da prova. Podem usar o canal para denunciar também fake news, notícias falsas que recebam. Os participantes podem também entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161.

Cobertura especial GE

O GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o Anglo Vestibulares, fará uma cobertura especial nos dois dias de prova: reportagens e correção exclusiva ao vivo. Fique atento ao site e à página do FacebookTwitter e Instagram!

Hoje (4) foi o primeiro dia do Enem, com provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). O segundo dia de provas será em 11 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.

A prova do próximo domingo terá 5 horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico.

Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade