Quais são os 5 temas de Física que mais caem no Enem
Do seu chuveiro até a cozinha, os estudos para a matéria podem estar na dentro da sua casa
Atire a primeira pedra quem nunca se perguntou enquanto estudava uma teoria um pouco mais complexa: “quando vou usar isso na vida real?”. O Enem, especialmente em disciplinas como a Física, está aqui para provar que, apesar de comum, o pensamento não é verdadeiro: as Ciências da Natureza estão em todo o nosso cotidiano, e é isso que aparece na prova.
Em vez de cálculos quilométricos e fórmulas decoradas, a ênfase é em fenômenos que o estudante já conhece: o funcionamento de um chuveiro, a leitura de uma conta de luz, a ação das forças em um carro ou elevador. Esses temas se repetem com frequência e, assim, podem ajudar na preparação. Um levantamento da SAS Educação analisou 467 questões de Física, entre 2009 e 2024, e cinco assuntos respondem por quase 30% delas:
- Calorimetria – 36 questões (7,7%)
- Circuitos Elétricos – 32 questões (6,9%)
- Termodinâmica – 24 questões (5,1%)
- Forças e movimento – 23 questões (4,9%)
- Consumo de energia elétrica – 17 questões (3,6%)
Como cada tema aparece no Enem?
O topo do ranking, a calorimetria estuda as trocas de calor entre corpos. Na prova, é cobrada em questões que pedem, por exemplo, para calcular a quantidade de energia necessária para esquentar a água do chuveiro, entender como o gelo derrete em um copo de refrigerante ou analisar experimentos escolares que usam calorímetros.
+ Por que o gelo não afunda no copo de bebida?
O estudante precisa distinguir entre dois tipos de processos:
- a variação de temperatura de uma substância (o chamado calor sensível);
- e as mudanças de estado físico, como fusão e vaporização (o calor latente).
É comum a prova trazer misturas – em que um corpo cede calor enquanto outro recebe, até que ambos atinjam equilíbrio térmico. Além disso, em gráficos, o aluno pode ter de perceber, por exemplo, que durante a ebulição ou a fusão a temperatura permanece constante, mesmo que o corpo continue recebendo energia.
O segundo tema mais frequente é o de circuitos elétricos, especialmente os de corrente contínua. As questões quase nunca exigem cálculos complicados: elas giram em torno de esquemas de resistores em série e em paralelo, leitura de dados de lâmpadas, chuveiros ou outros eletrodomésticos. É interessante revisar, para isso, a Lei de Ohm, que relaciona tensão, corrente e resistência, e lembrar como calcular a potência consumida por cada aparelho.
Em terceiro lugar está a termodinâmica. O Enem já apresentou o funcionamento de motores a combustão, usinas termoelétricas ou mesmo eletrodomésticos como geladeiras e ar-condicionado para tratar do tema. A cobrança gira em torno das duas primeiras leis da termodinâmica: a conservação da energia (1ª lei) e a impossibilidade de um rendimento de 100% (2ª lei).
+ Um resumo de termodinâmica com fórmulas
As forças e o movimento, base da mecânica newtoniana, também marcam presença na lista dos temas mais cobrados. A prova explora situações em que o estudante precisa desenhar um diagrama de forças e interpretar como elas afetam o movimento de um corpo. Isso pode envolver desde um elevador que sobe ou desce acelerado até o atrito de uma caixa sendo arrastada pelo chão.
Assim, vale a pena estudar mais uma vez as clássicas Leis de Newton, bem como suas aplicações no dia-a-dia. Por exemplo, quando um passageiro sente que está sendo “puxado para trás” ao acelerar um ônibus, o que está acontecendo é a inércia descrita pela Primeira Lei. Quando duas forças se equilibram, o corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, e quando há força resultante surge uma aceleração proporcional.
Finalmente, um assunto que pode conectar física, meio ambiente e mais: o consumo de energia elétrica. No Enem, o estudante pode ser cobrado para calcular quanto um aparelho consome em kWh a partir da sua potência e do tempo de uso, e que interprete as informações que aparecem na conta de luz ou em etiquetas de eficiência energética. Não esqueça da conversão de unidades, muito importante nessas questões! Watts para quilowatts, minutos para horas, e por aí vai.
Na prática
- Calorimetria
(Enem 2024)
Gabarito: B
Gabarito: B
- Termodinâmica
(Enem 2020)
Gabarito: E
- Forças e movimento
(Enem 2014)
Gabarito: C
- Consumo de energia elétrica
(Enem 2021 PPL)
Gabarito: E
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o feminino de dragão?
Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
5 redações nota mil no Enem dos últimos anos para se inspirar
Qual o coletivo de “gaviões”?
Professores divergem sobre 2 questões da Unicamp 2026; entenda se podem ser anuladas





