Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Quais são os 5 temas de Química que mais caem no Enem

Fique de olho em funções e reações orgânicas

Por Carolina Unzelte
23 set 2025, 15h00
fórmula de química; questão difícil
As reações orgânicas aparecem com frequência na prova de Química do Encceja (Yagi Studio/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma estratégia para organizar a revisão na reta final para o Enem pode ser priorizar os assuntos queridinhos da prova. Para ajudar nessa missão, o GUIA DO ESTUDANTE já publicou os mais cobrados em Biologia e em Matemática, e agora chegou a vez da Química! O contexto geral você já sabe: a prova geralmente associa processos e fenômenos cotidianos ao que você vê na teoria dos estudos.

Para Química, segundo um levantamento feito pela SAS Educação englobando as provas de 2009 a 2024, a área de orgânica, que se dedica ao estudo dos compostos carbônicos, é a que mais cai no Enem. O estudo analisou 584 questões da disciplina, e os cinco temas mais cobrados somam quase 25% da prova de Ciências da Natureza. Confira:

  • Funções orgânicas – 35 questões (6,0%)
  • Reações orgânicas – 27 questões (4,6%)
  • Aplicações da Cinética Química – 24 questões (4,1%)
  • Pilhas – 19 questões (3,3%)
  • Processos de separação de misturas – 19 questões (3,3%)

Como cada tema aparece no Enem?

A química orgânica, com suas nomenclaturas longas, aparece nos dois primeiros lugares do pódio do Enem, e pode assustar muitos estudantes. Mas, na verdade, o que o exame quer saber é se você consegue relacionar os temas dessa área ao que acontece na vida de todos nós. Assim, reconhecer grupos funcionais (as partes da molécula que definem como a substância se comporta) é importante.

A prova quer saber, por exemplo, se você sabe identificar os álcoois, que aparecem em bebidas alcoólicas, mas também em produtos de limpeza e cosméticos (como o etanol nos antissépticos de mãos). Outra possibilidade é relacionar os ácidos carboxílicos, que são encontrados no vinagre (ácido acético) ou no limão (ácido cítrico). Dessa forma, você pode estudar olhando tanto para as fórmulas estruturais quanto para os produtos do cotidiano.

O mesmo vale para as reações orgânicas: é importante lembrar das classificações de adição, substituição, oxidação e esterificação, entendendo claramente como elas acontecem geralmente na parte orgânica. Assim, você pode ficar tranquilo com questões que trazem, por exemplo, processos de combustão ou produção de ácidos a partir de álcoois.

+ Um resumo sobre os compostos orgânicos

Continua após a publicidade

Já a cinética química, que aparece em terceiro lugar, explora a velocidade das reações. Nessa parte, o Enem pode apresentar gráficos de concentração x tempo, solicitar que você identifique fatores que aceleram ou retardam uma reação e compreender o papel dos catalisadores. Lembre das regras básicas: quanto maior a temperatura, maior a superfície de contato e presença de catalisadores, e mais rápida será a reação. Isso explica desde a conservação de alimentos na geladeira até a ação de enzimas no nosso organismo.

Em seguida, vêm as questões sobre pilhas eletroquímicas. O Enem adora contextualizar com baterias de celulares, carros elétricos ou até experimentos caseiros com limões e moedas. Desta forma, estudante deve entender os conceitos de oxidação (perda de elétrons) e redução (ganho de elétrons), o caminho dos elétrons no circuito e a diferença de potencial que gera a corrente elétrica. Uma questão clássica mostra o funcionamento da bateria de lítio-íon ou de uma pilha de Daniell (cobre e zinco).

Por último, mas não menos importante, aparecem os processos de separação de misturas. Lembra de destilação fracionada, filtração, decantação? Pois é, todos eles também têm aplicações além do laboratório, e se recordar disso pode ser importante na prova.

Para estudar, você pode associar cada um deles a um exemplo cotidiano:

  • fazer café → filtração;
  • petróleo → destilação;
  • água com detritos → decantação, e por aí vai.
Continua após a publicidade

Na prática

Veja exemplos de questões do Enem que cobram esses temas e se prepare.

  • Química orgânica 

(Enem 2022)

questao enem 2022 quimica
Gabarito: C (Inep/Reprodução)

(Enem 2021)

Continua após a publicidade
enem 2021 questao quimica organica
(Inep/Reprodução)

Gabarito: E

  • Cinética química
questao quimica enem 2024
(Inep/Reprodução)

Gabarito: A

  • Pilhas
questao quimica enem 2020
(Inep/Reprodução)
Continua após a publicidade

Gabarito: A

  • Separação de misturas
questao enem 2021 separacao misturas
(Inep/Reprodução)

Gabarito: C

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Quais são os 5 temas de Química que mais caem no Enem
Enem
Quais são os 5 temas de Química que mais caem no Enem
Fique de olho em funções e reações orgânicas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês