Qual é a questão polêmica do Enem que está confundindo até professores de Matemática
Pergunta de logarítmica permitia dois caminhos de resolução. Entenda
“Espero que o Inep olhe com carinho e faça uma análise criteriosa para essa questão”, apela Átila Zanone, coordenador do Fibonacci Sistema de Ensino. Segundo ele, o instituto sempre se posicionou contra pegadinhas ou as chamadas questões detratoras – e é assim que a pergunta 169 de Matemática (seguindo a numeração da prova cinza) pareceu para professores de diferentes cursinhos pré-vestibular. Enquanto alguns especialistas defendem a alternativa A, outros apontam a D como correta.
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O tema da questão, de logaritmo, já faz arrepiar os cabelos de muitos estudantes. Eles deveriam encontrar o maior valor possível do parâmetro K, considerando a seguinte expressão logarítmica:
P = 4 . log [-K . (t+1) . (t – 19)]
O problema era que o enunciado abria caminho para duas possíveis interpretações. Leia abaixo a questão completa:
Até o momento, alguns dos principais cursinhos se posicionaram da seguinte forma em relação à alternativa correta:
- Alternativa A: Anglo, AZ, Bernoulli, Etapa, Objetivo, SAS, Oficina do Estudante;
- Alternativa D: Amplia/Elite, Estratégia Vestibulares, Farias Brito, FTD
O GUIA DO ESTUDANTE conversou com professores que explicam a resolução (e a confusão) envolvendo a pergunta.
Resolvendo a questão
O principal impasse que dividiu professores de Matemática entre as alternativas A e D foi o parâmetro tempo (t), como explica Rodney Luzio, do Curso Anglo.
“Existem duas formas possíveis de sinalizar o parâmetro “tempo”. Quando você lê a questão, não fica muito claro se você tem um parâmetro fixo, ou variável. Se você pensar que t=10, chega na alternativa D. Mas se entender que esse T oscila de 0 a 10, a pressão vai oscilar dentro deste intervalo, e nos leva à alternativa A”.
O segundo raciocínio é mais complexo, uma vez que o estudante deveria entender que, dentro da função logarítmica, ainda havia uma função quadrática de segundo grau – sem que o enunciado tenha dado o devido peso a essa informação. No entanto, este raciocínio (que levava à alternativa A) era o único que obedecia a uma condição colocada na questão: a pressão interna não deveria ultrapassar 10 atmosferas durante o funcionamento.
Confira a explicação do diretor da Plataforma Amplia, Raphael Mantovano.
A minha interpretação é: durante essas 10 horas de uso da máquina, em algum momento – e aí eu olho pra essa função de segundo grau – ela atinge esse valor máximo, que é às 9h.
Neste momento, eu preciso achar o valor de K que satisfaça essa condição de não ultrapassar as 10 atmosferas de pressão, de novo resolvendo a inequação logarítmica.
A grande questão é que, dentro deste tempo de 10 horas, se você usa ele todo (t=10) chega na alternativa D. Ou se você interpreta em algum momento dentro destas 10 horas em que K não ultrapasse essa condição de 10 atmosferas, te leva para uma outra resolução que dá letra A.
Na minha interpretação é A, mas eu entendo que no mínimo precisa ter alguma atenção da banca, uma revisão para que a gente tenha certeza do que foi cobrado na questão.
A pedido do GUIA, os professores do Oficina do Estudante elaboraram o seguinte gráfico, demonstrando como o caminho “mais simples” de resolução, que chegaria à alternativa D, desobedece à condição do enunciado que limita a pressão a 10 atmosferas.
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